Artista dos Emirados supera adversidades para criar mais de 200 obras de arte ao longo de uma década e é destaque em exposição “Sisters of the Desert”.

Mulher supera limitações físicas e cria mais de 200 obras de arte

Em um mundo onde a comunicação visual muitas vezes supera a linguagem falada, a história de Dhabia é um lembrete inegável do poder da expressão artística. Incapaz de usar sua mão direita ou de se comunicar por meio da fala devido a uma condição médica, Dhabia recorreu à arte para expressar seus sentimentos mais íntimos e superou a adversidade para criar mais de 200 obras de arte ao longo de uma década.

A obra de Dhabia foi recentemente exibida em uma instalação impressionante, juntamente com a arte de mulheres de outras regiões desérticas do mundo, incluindo australiana Rene Kulitja e a sul-africana Dra. Esther Mahlangu. A exposição, intitulada “Sisters of the Desert”, é um tributo à força e resiliência dessas mulheres, que enfrentaram desafios únicos em suas jornadas artísticas.

A co-curadora Amna Abulhoul, diretora-executiva de Criação de Entretenimento e Experiências da Expo City Dubai, destacou as semelhanças entre o trabalho de Dhabia e o de outros artistas de regiões desérticas ao redor do mundo. De acordo com Abulhoul, os padrões tribais e geométricos, assim como os símbolos presentes na arte de Dhabia, refletem uma tradição artística compartilhada por essas comunidades.

O co-curador Anthony Bastic AM, diretor-executivo de Criação e CEO da AGB Creative, enfatizou que a exposição “Sisters of the Desert” celebra o espírito da Dhai Dubai como um lugar que celebra a luz que vive dentro de todos nós. Ele ressaltou a união e a força das mulheres representadas na exposição, apontando que suas obras ganham vida própria por meio dessa maravilhosa exibição.

A instalação de cinco minutos apresenta quatro obras distintas e tem como objetivo destacar a diversidade e a resiliência das artistas envolvidas. Ganhando vida por meio de projeções dinâmicas, as obras criam uma narrativa visual que leva os espectadores a uma jornada através das histórias e experiências das artistas.

Rene Kulitja expressou sua alegria em fazer parte da exposição, compartilhando sua história e sua arte com pessoas de todo o mundo. Ela enfatizou a importância de compartilhar as histórias de sua cultura indígena e mostrar ao público global as ricas tradições artísticas e as histórias de criação de seu povo.

Ao superar suas próprias limitações físicas e se tornar uma artista prolífica, Dhabia inspirou não apenas aqueles que enfrentam desafios semelhantes, mas também aqueles que buscam uma conexão mais profunda com seu lado criativo. A exposição “Sisters of the Desert” é um testemunho da resiliência e da força das mulheres artistas das regiões desérticas, cujas obras continuam a brilhar e a inspirar o público em todo o mundo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo