Com base nessa informação, a Marinha precisou identificar um navio próximo para prestar o auxílio necessário. O navio mercante “C Force” foi acionado e estava a aproximadamente sete horas de distância da embarcação espanhola. No entanto, como o mercante não contava com um médico a bordo, a fragata “Defensora” foi identificada como a embarcação ideal para se deslocar e prestar a assistência necessária ao tripulante em questão. A fragata estava equipada com um médico e uma aeronave que poderiam ajudar na evacuação do tripulante.
As imagens do resgate mostram a complexidade da operação e a dedicação das equipes envolvidas em garantir que o tripulante indonésio recebesse o atendimento médico necessário. Além disso, é evidente a distância que o barco pesqueiro estava da costa brasileira, o que tornou a operação ainda mais desafiadora.
É importante ressaltar que a operação de resgate terminou na madrugada da sexta-feira (2), após intensos esforços e coordenação entre os dois distritos navais e o navio da Esquadra envolvidos. O resgate bem-sucedido é um exemplo da importância da cooperação internacional em situações de emergência, demonstrando a eficácia das operações de busca e salvamento entre diferentes países.
Portanto, o vídeo do resgate do tripulante indonésio serve como um lembrete da coragem e comprometimento das equipes de resgate e da importância de se estar preparado para lidar com situações de emergência em alto mar.