Uma novidade deste lote é que haverá uma correção de 3,14% com base na Selic, que atualmente está em 13,25% ao ano. Os valores serão pagos na próxima quinta-feira (31).
Dentro deste montante, mais de R$ 914,4 milhões serão destinados a pessoas com prioridade no pagamento, como idosos acima de 80 anos, contribuintes entre 60 e 79 anos, e aqueles com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave. Além disso, também serão beneficiados aqueles cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Além desses, mais de 219,3 mil contribuintes também receberão a restituição, pois utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber via Pix.
Outro ponto importante é que também serão contemplados mais de 5,8 milhões de contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 29 de maio.
Para realizar a consulta, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal e informar o número do CPF, a data de nascimento e os dados solicitados na tela. Vale ressaltar que o sistema não informa o valor da restituição, apenas a data de pagamento.
Aqueles que preferirem podem utilizar o aplicativo da Receita para consultar diretamente a liberação da restituição, além de verificar a situação cadastral de seu CPF.
Outra opção é usar o Portal e-CAC, o Centro de Atendimento Virtual do fisco, através do login no gov.br de nível prata ou ouro. Neste portal, é possível consultar a situação da declaração e o extrato do Imposto de Renda.
O pagamento dos valores será feito diretamente na conta bancária informada na declaração de Imposto de Renda, ou por indicação de chave Pix. Caso o crédito não seja realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Em caso de dúvidas ou necessidade de reagendamento do crédito, o contribuinte pode acessar o Portal BB ou entrar em contato com a central de relacionamento do Banco do Brasil.
É importante ressaltar que caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição em até um ano, será necessário fazer o pedido dos valores no Portal e-CAC.
Com a abertura deste quarto lote de restituições do Imposto de Renda, a Receita Federal busca garantir a devolução dos valores aos contribuintes de forma ágil e eficiente, cumprindo o prazo estabelecido.