Marta Suplicy retorna ao PT em evento festivo com a presença de Lula e Boulos na Casa de Portugal

Marta Suplicy retorna ao Partido dos Trabalhadores (PT) e apresentará um discurso com tom de “volta para casa” durante sua refiliação ao partido. O ato contará com a presença do ex-presidente Lula e reunirá cerca de mil pessoas na Casa de Portugal, na região central de São Paulo.

O evento festivo marcará a volta de Marta ao PT após 33 anos de militância no partido e tem como objetivo turbinar a chapa na primeira eleição com o PT sem candidato próprio na capital. A volta dela à sigla foi articulada por Lula, e a ideia é resgatar Marta para fortalecer a chapa encabeçada por Guilherme Boulos, do PSOL.

Marta vem preparando sua fala com máxima discrição, mas gestos recentes e um vídeo publicado em seu perfil no Instagram com a música “De Volta pro Aconchego” na trilha sonora sugerem o estado de espírito da ex-prefeita e o recado que ela pretende transmitir. A canção acompanha imagens dela com Lula em diferentes fases, além de fotos com Boulos e líderes petistas.

A futura vice na chapa procura reafirmar sua identificação com os valores presentes na fundação do PT, como a defesa de justiça social e de políticas para os mais pobres, e reforçar atributos que fizeram Lula buscá-la de volta, como experiência administrativa e capacidade de diálogo.

No entanto, Marta evitará se deter em explicações ou desculpas sobre sua guinada política, que incluiu passagens pelo MDB e pelo Solidariedade e o apoio a Bruno Covas, do PSDB, que derrotou Boulos no segundo turno em 2020.

O discurso de Marta também enfatizará a necessidade de união e conciliação, ampliando as alianças para enfrentar o bolsonarismo na corrida eleitoral. A estratégia é que a ex-prefeita resgate marcas e realizações de suas gestões anteriores, não só como prefeita, mas também das administrações de Luiza Erundina e Fernando Haddad.

O retorno de Marta ao PT também marca um movimento de reencontro com suas raízes e tem como objetivo revigorar a militância e fortalecer a chapa encabeçada por Boulos. A expectativa é que ela participe ativamente da campanha de rua, contribuindo para amenizar a fama de radical de Boulos e atuando como uma parceira que traga soluções.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo