Essa conquista atesta as práticas de monitoramento permanente adotadas pelo hospital em relação à assistência e às rotinas administrativas. Segundo Juliana Antônio Bueno, coordenadora da Qualidade do Hcdrn, a certificação é de extrema importância: “Um sistema de gestão da qualidade devidamente implantado no serviço de saúde serve para prover a confiança para nossos pacientes, colaboradores e usuários, sendo, portanto, uma decisão estratégica de nossa instituição chancelada por nossa diretoria-geral. É com muito orgulho que recebemos este reconhecimento. Este selo demonstra o engajamento de todos os colaboradores”.
A diretora-geral, Dra. Adlin Veduato, enxerga o Programa Farol como o ponto de partida para um novo caminho de excelência no atendimento hospitalar. Ela afirma: “O Programa Farol é só o começo do novo caminho que queremos trilhar. Estamos em outro patamar, já tivemos muitas dificuldades, porém, chegou o momento de andarmos para frente. Os funcionários e a população merecem um Hospital de ponta, com qualidade e segurança. Seguiremos firmes em busca de nossos objetivos. Parabenizo a todos os nossos colaboradores pela conquista. Todos fazem parte desta entrega e deste reconhecimento”.
O Programa Farol é uma ferramenta de gestão de indicadores que busca padronizar e centralizar informações assistenciais e administrativas de diversas instituições de saúde. Seu objetivo principal é instaurar a prática do monitoramento permanente, promovendo a cultura da qualidade e a melhoria contínua nos serviços prestados. Além disso, possibilita a avaliação objetiva do desempenho de cada hospital, fomentando a competição saudável e estimulando a busca por metas individuais, o que contribui para a elevação dos padrões de qualidade no setor.
Durante o primeiro ano da certificação, é preciso comprovar quatro indicadores administrativos e seis indicadores de cuidados de saúde e de segurança do paciente. Já no segundo ano de participação, serão exigidos quatro indicadores administrativos e 15 indicadores assistenciais. Essa conquista representa um marco significativo na trajetória do Hospital Nardini, refletindo o compromisso com a qualidade e a segurança no atendimento, além de impulsionar a contínua melhoria nos serviços prestados à comunidade por meio da Fundação do ABC.