O modelo passou por atualizações, com uma versão mais recente datada de 2012, que possui 46,6 metros de comprimento, 50,5 metros de envergadura e uma altura do solo de 14,42 metros. Estas informações foram divulgadas pela empresa russa United Aircraft Corporation, fundada por Putin em 2005 e que controla a Ilyushin.
Além disso, o avião soviético pode ser equipado com dois canhões de cano duplo GSh-23 e tem espaço suficiente para abrigar e suspender bombas de queda livre, podendo ainda receber até 225 soldados com armas pessoais. Em 1995, foi desenvolvida uma alteração no modelo que garantia maior alcance de voo e performance do combustível, bem como melhorias nos parâmetros de sustentabilidade. Mais tarde, o Ilyushin passou a contar com motores mais silenciosos, visando se adequar aos requisitos europeus de ruídos.
Com o fim da União Soviética, as aeronaves Ilyushin Il-76 continuam sendo fundamentais para operações que necessitam de transporte pesado e remoto, como a entrega de maquinário em áreas de difícil acesso. Mesmo com a explosão do avião no Mali, o uso desse modelo de aeronave segue sendo comum em diversos países ao redor do mundo. A história deste avião exemplifica como máquinas consideradas antigas ainda possuem funções indispensáveis no contexto atual.