Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão em Barueri em nova fase da Operação Lesa Pátria.

Nesta quarta-feira (24), a Polícia Federal cumpriu três mandados de busca e apreensão na cidade de Barueri (SP), como parte da 23ª fase da Operação Lesa Pátria. A operação tem como objetivo identificar pessoas que financiaram e incitaram os atos antidemocráticos que ocorreram em 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas por grupos insatisfeitos com o resultado das eleições vencidas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo a Polícia Federal, os mandados foram cumpridos apenas nessa data por conveniência investigativa. Essa fase da operação visa investigar crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, associação criminosa e incitação ao crime.

Na fase anterior, que foi deflagrada no último dia 8, o Supremo Tribunal Federal expediu 46 mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva. Durante essa fase, sete armas de fogo e uma espingarda de ar comprimido foram apreendidas em Rondônia. A Polícia Federal informou que as armas estavam legalizadas, mas foram arrecadadas por ordem do Ministério da Justiça para cancelamento das autorizações de porte. Além disso, foram apreendidas 392 munições e 2 quilos de pólvora. Também foi determinada a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados. Estima-se que os valores dos danos causados ao patrimônio público possam chegar aos R$ 40 milhões.

A operação Lesa Pátria visa combater atos que visam a desestabilização do Estado Democrático de Direito e a incitação à violência. A Polícia Federal segue investigando e tomando as medidas necessárias para combater tais práticas e levar os responsáveis à justiça.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo