Alerta de fortes chuvas no litoral de São Paulo com riscos de enchentes e volume acumulado de até 200 mm.

O litoral de São Paulo poderá enfrentar um fim de semana com fortes chuvas, segundo alerta feito pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão é de até 200mm de volume de chuva na Baixada Santista, entre sexta-feira e domingo. Nas regiões do litoral norte e Vale do Paraíba, o acumulado previsto nos três dias é de até 180mm.

De acordo com o Inmet, a formação de uma frente fria, aliada a ventos fortes e altas temperaturas na região Sudeste, vai potencializar a instabilidade, atingindo também o leste do estado, onde fica a capital paulista. A Defesa Civil estadual alerta que as regiões metropolitanas de São Paulo e Campinas podem registrar 150mm de volume de chuva até domingo. Já na região de Sorocaba, Vale do Ribeira e em Itapeva, a estimativa é de um acumulado de 130mm.

Com a previsão de grandes volumes acumulados no fim de semana, especialmente no sábado, a Defesa Civil recomenda atenção redobrada em áreas urbanas mais vulneráveis. Devido ao encharcamento do solo, haverá risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a descargas elétricas e vento forte. Essa previsão traz à tona o acontecimento lamentável do ano passado, quando uma tempestade com acúmulo de mais de 620 mm de chuva provocou a morte de 64 pessoas em São Sebastião, no litoral norte.

A meteorologista Josélia Pegorin, da Climatempo, ressalta que a frente fria seguirá para o Espírito Santo no sábado, mas muitas nuvens de chuva continuaremos a se formar em São Paulo, o que inibirá a elevação da temperatura. Isso causará um fim de semana e uma segunda-feira mais frescos, em relação ao calor dos últimos dias. As previsões do Inmet apontam para uma temperatura máxima de 23°C na segunda-feira na cidade de São Paulo. Em contraste, os termômetros devem marcar até 28°C no sábado e 25°C no domingo.

A partir de segunda-feira, as chuvas intensas com acumulados diários significativos devem se concentrar entre o Espírito Santo, sul da Bahia, centro-norte de Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal, conforme alerta emitido pelo Inmet. Diante desse cenário, é importante que a população esteja atenta às recomendações dos órgãos competentes e tome as devidas precauções para minimizar os impactos das fortes chuvas que estão previstas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo