Tendências de Cibersegurança para 2024: Empresas brasileiras continuarão sofrendo ataques, mudanças regulatórias, inteligência artificial e criptografia quântica em destaque.

No Brasil, não há negócio sem infraestrutura digital e não há infraestrutura digital que não seja um potencial alvo de ataques. Essas verdades nos ajudam a nos preparar de forma estratégica e resiliente para as lutas de cybersecurity que enfrentaremos em 2024.

No futuro próximo, as empresas brasileiras de todos os portes continuarão sofrendo ataques Log4j em 2024. Apesar dos profissionais de segurança preferirem esquecer-se das vulnerabilidades do passado, como o Log4j, a realidade é que muitos ataques ainda estão ligados a esse problema. Com a contínua descoberta de novos locais afetados e a implementação em novos códigos, não é surpresa que os atacantes sigam investindo no Log4J. Dados da SonicWall indicam um potencial aumento de 10% ao ano em ataques relacionados a Log4j, e é previsto que o crescimento em 2024 seja ainda maior.

Outro ponto a ser considerado são as mudanças regulatórias, que serão mais robustas. O Digital Trust é um dos principais “movimentos” do mundo todo; o prejuízo que a marca sofre diante de um ataque é um grande problema. Como resultado, governos da região, incluindo o Brasil e o Chile, começaram a ser mais consistentes em suas regulamentações e penalizações sobre vazamentos e falhas de proteção dos dados do cliente final. Essa ênfase governamental gerará uma maior necessidade de soluções de segurança cibernética.

Além disso, espera-se que fornecedores de segurança comecem a vender diretamente ao cliente final, distanciando-se dos parceiros de negócios. A venda do próprio “serviço de segurança cibernética” é considerada uma linha de negócio muito lucrativa, levando alguns fornecedores a focar nessa área e a atender diretamente o cliente final, seja contornando o canal ou diminuindo a margem bruta do parceiro na venda de seus serviços.

A expectativa é que tanto parceiros quanto clientes recorram a ferramentas de Inteligência Artificial (IA) como parte de sua estratégia de segurança. Com o avanço da IA, espera-se que os ataques habilitados por essa tecnologia se tornem mais prevalentes e sofisticados, impondo novos desafios aos profissionais de segurança cibernética.

Por fim, a ascensão dos ataques à cadeia de suprimentos de TI é uma tendência que preocupa. A complexidade e a interconexão das modernas cadeias de suprimentos as tornam alvos atraentes para os cibercriminosos e hackers patrocinados pelo Estado. Dado o potencial desses ataques, espera-se uma crescente pressão dos reguladores e dos clientes pela proteção das cadeias de suprimentos de TI.

Portanto, diante da iminência de desafios crescentes em relação à segurança cibernética, é fundamental que as empresas estejam atentas a essas previsões e se preparem para enfrentar os novos desafios que surgirão em 2024.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo