Um desses livros é “Vou a Pé”, que narra as descobertas da menina Sossô enquanto caminha para a escola, estimulando o leitor a repensar o trajeto como uma experiência enriquecedora, indo além do transporte em veículos automotores. Outra obra é “Se Essa Rua Fosse Minha”, que levanta a questão sobre quem é o dono da rua e convida as crianças a brincarem nas vias, promovendo a interação e convivência entre os vizinhos.
Já em “Um Dia Feliz”, o livro apresenta diversas leituras possíveis, permitindo ao leitor mergulhar nas relações entre a personagem principal e sua avó, bem como nas dinâmicas sociais, questões raciais e o contato da infância com as cidades. A obra “Daqui Eu Vejo: Pedalando na Cidade” destaca a importância do projeto Motoca na Praça, que leva alunos para pedalar pelo centro de São Paulo, incentivando as crianças a explorarem a complexidade da megalópole.
Esses livros têm como objetivo inspirar reflexões sobre os modos de deslocamento nas cidades e promover uma mudança de perspectiva em relação ao trânsito e à mobilidade urbana, além de incentivar uma maior interação e convivência nas vias públicas. Através de narrativas lúdicas e ricas em ensinamentos, as obras buscam despertar nas crianças e seus familiares uma consciência sobre a importância de repensar os deslocamentos urbanos e a forma como nos relacionamos com as cidades.