A instituição responsável por esse curso é a Casa das Rosas, que faz parte da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e é gerenciada pela Poiesis.
Para a edição de 2024, o curso retomará as atividades presenciais para as turmas que residem na capital e região metropolitana de São Paulo, após um período de pandemia e de obras de restauração no museu. O formato online continuará sendo oferecido para participantes que residem em outras regiões do Brasil.
O Clipe 2024 contará com três turmas: duas presenciais, com 25 participantes cada, destinadas aos gêneros de poesia e prosa, e uma terceira turma no formato online, com um limite de 50 participantes que trabalharão com ambos os gêneros literários. As inscrições são voltadas para pessoas maiores de 18 anos.
Para participar do processo seletivo, os interessados devem preencher um dos três formulários disponíveis no site da Casa das Rosas, de acordo com a turma de interesse: presencial – prosa; presencial – poesia; ou para a turma online. Além do formulário, o candidato deve enviar uma amostra do próprio trabalho, em prosa e/ou poesia, dependendo da categoria escolhida.
O corpo docente do Curso de Livre de Preparação de Escritores 2024 conta com profissionais renomados no meio literário, como a poeta Luiza Romão e o escritor Marcelo Maluf. Entre 2013 e 2023, o curso contribuiu com a capacitação de 750 pessoas e colaborou na publicação de mais de 160 títulos feitos pelos escritores que passaram pelas edições anteriores.
As aulas da turma online estão previstas para acontecer às terças-feiras, das 19h às 21h, com quatro encontros por mês em seis módulos. Já as turmas presenciais acontecerão às quartas-feiras, das 19h às 21h, para poesia, e às quintas-feiras, no mesmo horário, para prosa. Ambas as turmas terão quatro encontros por mês em oito módulos.
Para mais informações, acesse o Centro de Apoio a Escritores no site da Casa das Rosas. Aproveite para seguir o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp.