Xi Jinping defende a liderança asiática e intensifica tensões no Mar do Sul da China em visita ao Vietnã

Em um artigo publicado no jornal vietnamita Nhan Dan, o líder chinês Xi Jinping declarou que o futuro da Ásia está nas mãos dos asiáticos. Isso vem na esteira de uma agenda de viagens que inclui questões políticas, de segurança, cooperação prática e formação da opinião pública.

Recentemente, Jinping se reuniu com o primeiro-ministro vietnamita, Pham Minh Chinh, e o presidente Vo Van Thuong, além de visitar o mausoléu do líder revolucionário Ho Chi Minh. No entanto, a visita acontece em um momento de tensões entre China e Filipinas no Mar da China Meridional.

Essas tensões foram evidenciadas pelos confrontos entre navios dos dois países nos últimos dias, levando as Filipinas a convocar o embaixador chinês e considerar a possibilidade de expulsá-lo. Além disso, países como Vietnã, Malásia, Brunei e Taiwan também têm reivindicações no Mar da China Meridional que competem com as de Pequim.

Ao longo da última década, a China intensificou a recuperação de terras no Mar do Sul da China, criando ilhas militarizadas com pistas de aterrissagem, portos e sistemas de radar. Essas ações têm gerado grande preocupação na região.

Durante a visita do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, o Vietnã e os EUA emitiram uma declaração conjunta alertando contra ameaças ou uso da força no Mar do Sul da China. Hanói também demonstrou insatisfação com a tentativa da China de reivindicar soberania sobre a zona de navegação, essencial para o comércio mundial.

Além disso, Xi Jinping também pode estar buscando uma cooperação mais estreita em minerais de terras raras, utilizados na indústria de alta tecnologia. Esse interesse reflete o esforço da China para fortalecer sua influência na região, especialmente em meio à crescente competição com os Estados Unidos.

Os EUA também buscam fortalecer sua presença na região, como evidenciado pelo desejo da gigante norte-americana de chips Nvidia de estabelecer uma base no Vietnã para desenvolver sua indústria de semicondutores. Enquanto isso, a empresa chinesa China Rare Earth Group busca colaborar com a gigante mineradora vietnamita Vinacomin.

Em meio a essas complexas dinâmicas geopolíticas, a região da Ásia enfrenta desafios significativos em relação à segurança e colaboração regional. A visita de Xi Jinping ao Vietnã é mais um capítulo nesse contexto conturbado, e sua relevância transcende as fronteiras asiáticas, tendo impacto global.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo