A polêmica chuva de meteoros conhecida como Geminídas atingirá o seu pico no dia 14 de dezembro

A chuva de meteoros Geminídas irá atingir o seu pico nesta quinta-feira, 14, de acordo com a Agência Aeroespacial dos Estados Unidos, a Nasa. Este fenômeno anual é considerado um dos eventos mais espetaculares no calendário astronômico e promete proporcionar um espetáculo de luzes no céu.

Segundo a Nasa, a chuva de meteoros Geminídas é uma das melhores e mais confiáveis, atingindo uma velocidade impressionante de 127 mil km/h ou 35 quilômetros por segundo. Durante o pico, os observadores poderão contemplar até 120 meteoros por hora quando atingirem a atmosfera terrestre.

A boa notícia é que o fenômeno será visível em todo o mundo, devido à sua amplitude que se estende por quase 24 horas. A agência recomenda que os observadores acompanhem o espetáculo em um local escuro, longe da interferência de luzes urbanas, deitando-se de costas com os pés voltados para o sul e olhando para cima.

Inicialmente identificada no século 19 com uma atividade mais moderada de 10 a 20 meteoros por hora, as Geminídas cresceram ao longo dos anos e se tornaram uma das chuvas de meteoros mais significativas do calendário anual, conforme explica a Nasa.

A origem dos meteoros da Geminídas está nos restos de cometas e pedaços do asteroide 3200 Phaethon. Durante o movimento de rotação em torno do Sol, o asteroide deixa um rastro de poeira que interage com a atmosfera terrestre, criando faixas coloridas e de fogo no céu.

Para os observadores, a dica é deitar de costas em um local escuro, longe das luzes urbanas, voltar os pés para o sul e olhar em direção à constelação de Gêmeos. É necessário ter paciência, já que o fenômeno pode durar toda a madrugada.

Com suas cores brilhantes e rastro de fogo, a chuva de meteoros Geminídas promete um espetáculo grandioso e memorável para todos os apaixonados por astronomia. Este evento anual nos leva a refletir sobre a grandiosidade do nosso universo e a beleza das forças que atuam no espaço sideral.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo