Segundo o diretor fundador do Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), Ernesto Faria, mesmo diante dos desafios causados pela pandemia, o Brasil manteve-se estável na aprendizagem em matemática, leitura e ciências. Menos de 50% dos alunos atingiram o nível mínimo de aprendizado em matemática e ciências, destacando a necessidade urgente de melhorar o quadro da educação matemática no país.
O diretor do Iede ressalta que os resultados do Pisa ainda precisarão ser cuidadosamente analisados, mas destaca que o Brasil manteve seu patamar de aprendizagem, mesmo em um contexto desfavorável. Além disso, o Pisa de 2022 foi mais inclusivo, permitindo que mais alunos vulneráveis fizessem a avaliação, o que é considerado uma notícia positiva.
Conforme ressaltado pelo relatório do Pisa, o Brasil está cerca de três anos atrasado em matemática em relação à média dos países da OCDE, evidenciando uma urgência na melhoria do ensino dessa disciplina. O diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Marcelo Viana, aponta a formação e a valorização dos professores como um dos principais fatores para a melhoria do ensino de matemática no Brasil.
De acordo com o professor e pesquisador na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) Daniel Cara, o cenário pode ser revertido com interesse político e investimento adequado em educação. Ele destaca que, se o país tivesse cumprido as metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE), o Brasil teria alcançado patamares próximos aos de países ricos no Pisa. No entanto, os levantamentos periódicos feitos pelo Ministério da Educação mostram que o país ainda está distante de cumprir a lei integralmente.
Em resumo, os resultados do Pisa de 2022 refletem a necessidade urgente de melhorar a qualidade da educação no Brasil, especialmente na disciplina de matemática. A formação e a valorização dos professores, bem como o cumprimento das metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação, são fatores essenciais para a reversão desse cenário desafiador.