Estudantes da rede estadual de São Paulo apresentam projeto de combate ao aquecimento global na COP28 com microalgas de escola pública.

Alunos da escola estadual Professor Sebastião de Oliveira Rocha, localizada em São Carlos, no interior de São Paulo, estão entre os selecionados pela Unesco para apresentarem um projeto ambiental na COP28. O destaque do projeto desenvolvido pelos alunos está na criação de um aquário com microalgas capazes de realizar o trabalho de fotossíntese equivalente ao de 50 árvores.

Esses estudantes foram os únicos representantes de escolas públicas do Brasil no evento e foram escolhidos por terem cultivado no laboratório da escola microalgas da espécie Chlorella sorokiniana, responsáveis pela transformação de dióxido de carbono em oxigênio em grande escala. O “aquário” de 15 litros utilizado para a cultura das microalgas foi um dos destaques do projeto e chamou a atenção da Unesco.

Gustavo Batista, um dos alunos envolvidos no projeto, expressou sua satisfação em representar a escola pública do Brasil em um evento de destaque internacional. Ele ressaltou o orgulho em contribuir com um sistema pioneiro de cultivo de microalgas em uma escola pública, algo que era recorrente em universidades, mas não na educação básica. A diretora da escola, Lucinei Tavoni, também destacou a importância do feito dos alunos e ressaltou a capacidade dos estudantes das escolas públicas na produção de conhecimento e trabalho científico.

O projeto dos estudantes chamou a atenção da Unesco pela alta produção de algas com baixo investimento e o contexto em que foram cultivadas, ou seja, em um laboratório escolar. Além disso, os estudantes contaram com o apoio da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, da Diretoria Regional de Ensino de São Paulo e foram selecionados pela Finep, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, para participarem da COP28.

Portanto, a participação dos alunos dessa escola estadual na COP28 representa um grande feito para a escola pública brasileira. Eles conseguiram desenvolver um projeto inovador e com impacto ambiental positivo, provando que a criatividade e a busca por soluções sustentáveis não têm limites, especialmente quando se trata do envolvimento dos estudantes. A participação deles na conferência internacional servirá para inspirar outros alunos e professores a se envolverem em projetos que busquem soluções para os desafios ambientais globais.

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