Relator da sabatina do ministro da Justiça aprova parecer favorável à aprovação de Flávio Dino no STF

Na manhã de segunda-feira (4), o senador Weverton Rocha (PDT-MA) apresentou seu parecer favorável à aprovação do ministro da Justiça, Flávio Dino, para ocupar uma cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF). Rocha ressaltou que Dino possui um currículo invejável, tendo se mantido ativo no meio jurídico mesmo após ingressar na carreira política, incluindo a elaboração de uma lei relevante durante seu mandato como deputado federal.

Além disso, o relator destacou o mestrado de Dino pela Universidade Federal de Pernambuco, seu trabalho como professor em universidades federais e sua experiência como juiz de Direito. Ele também realçou o fato de Dino ser autor e coautor de vários livros e artigos, sendo um palestrante e conferencista internacionalmente reconhecido, além de ter ocupado cargos como governador, deputado e senador.

O senador ressaltou que, no atual cargo de ministro da Justiça, Dino demonstrou rigor, segurança e firmeza durante os eventos de 8 de janeiro, incluindo a decretação da intervenção federal na segurança pública no Distrito Federal. Este ato marcou o início oficial da resposta do governo aos atos antidemocráticos, autorizando a atuação da Força Nacional de Segurança na desocupação de prédios públicos.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado poderá pautar a sabatina de Flávio Dino para o dia 13, agora que o parecer favorável foi entregue pelo relator. Até lá, o ministro continua empenhado em buscar o apoio dos senadores, especialmente diante dos esforços de opositores que buscam sua rejeição para a vaga no STF.

O parecer completo do senador Weverton Rocha pode ser acessado através do link fornecido. A expectativa é que a sabatina de Flávio Dino gere debates acalorados e que o seu passado profissional seja minuciosamente analisado pelos senadores antes da decisão final sobre sua aceitação como membro do STF. Com a data da sabatina próxima, o trabalho de articulação de Dino junto aos senadores torna-se fundamental para garantir o sucesso de sua aprovação.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo