Operação Cyberconnect realiza 167 mandados de busca e apreensão em megaoperação contra crimes cibernéticos em São Paulo e outros estados.

A Polícia Civil, por meio do Deinter-5, em São José do Rio Preto, deflagrou uma megaoperação nesta quinta-feira (30) contra crimes cibernéticos. Batizada de Operação Cyberconnect, a ação cumpriu 167 mandados de busca e apreensão em várias cidades do estado de São Paulo, além de Curitiba (PR), Palmas (TO) e Cuiabá (MT). Um mandado de prisão também foi cumprido durante a operação.

A megaoperação contou com a participação de 660 policiais civis dos Deinter de Campinas, Ribeirão Preto, Bauru, Santos e Piracicaba. Ao todo, foram instaurados 50 inquéritos policiais para investigar a ação de grupos que praticam crimes cibernéticos. A investigação identificou pelo menos 3 mil vítimas dos golpistas virtuais somente na região de São José do Rio Preto, que tiveram um prejuízo estimado em R$ 30 milhões. Além disso, dez sites estão sendo alvo da investigação.

O secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, enfatizou a importância da megaoperação no combate ao estelionato virtual, destacando o sofrimento causado às vítimas. Derrite ressaltou que a ação conjunta permitirá à inteligência da polícia identificar as quadrilhas que atuam no ambiente cibernético e causam prejuízos a milhares de pessoas. O secretário salientou que as vítimas, principalmente idosos, sofrem não apenas um prejuízo financeiro, mas também psicológico, pois muitas vezes acabam perdendo tudo o que têm.

Com a realização da Operação Cyberconnect, a polícia espera reprimir de forma mais eficaz as práticas criminosas no ambiente virtual, trazendo mais segurança para a população e trazendo justiça para as vítimas do estelionato virtual. A ação representa um marco no combate a essa modalidade criminosa, que tem feito cada vez mais vítimas, e demonstra o comprometimento das autoridades em enfrentar os desafios trazidos pelo avanço tecnológico e a criminalidade virtual. A megaoperação é um sinal de que as forças de segurança estão atentas e agindo com determinação para proteger a sociedade e punir os responsáveis por tais crimes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo