Falta de ventilação e problemas estruturais revoltam pacientes nas UBS do ABC em meio ao calor extremo

As altas temperaturas registradas nos últimos dias na região do ABC têm sido um problema para os pacientes que buscam atendimento nas unidades básicas de saúde (UBSs). Além dos problemas estruturais já conhecidos, como a falta de manutenção, a falta de ventilação tem sido uma reclamação constante dos usuários desses serviços de saúde.

Sheila Aparecida Albuquerque, moradora da Vila Claudio, em Santo André, relatou sua experiência ao buscar atendimento na UBS Dr. Moysés Fucs, onde não encontrou ar-condicionado e os ventiladores não estavam em funcionamento. Além disso, ela destacou a dificuldade em conseguir atendimento telefônico, já que as ligações caíam direto na caixa postal da UBS. Outros pacientes também reclamaram da falta de ventilação nas salas de internação e exame das UPAs, destacando a situação precária em que se encontram esses ambientes.

A situação se agrava também em Ribeirão Pires, onde os pacientes enfrentam não apenas a falta de ventilação, mas também outros problemas estruturais, como a localização da UBS Vila Sueli, situada em frente a um barranco que, em dias de chuva, escorre lama até o equipamento de saúde. Nas redes sociais, a população tem manifestado sua insatisfação, relatando a falta de manutenção, goteiras nas salas de medicação e falta de iluminação em alguns períodos do ano.

Em Mauá, os pacientes da UBS Sônia Maria enfrentam a falta de ventilação, insegurança nos arredores e falta de iluminação em alguns períodos do ano. Um paciente que preferiu não se identificar relatou que o posto de saúde enfrentou problemas de falta de energia por três dias, o que resultou no cancelamento de atendimentos e na evasão de pacientes em busca de atendimento.

Questionada sobre as reclamações, a Prefeitura de Ribeirão Pires informou que as unidades de saúde modernizadas do município já contam com sistema de ventiladores. Além disso, um projeto de modernização das unidades da Atenção Básica está em andamento, com obras de revitalização e construção de novas unidades.

A falta de manutenção nas UBSs tem sido atribuída pela administração às fortes chuvas, e a Prefeitura informou que está realizando reparos na USF Vila Sueli. O bairro ganhará uma nova unidade que já está com obras em andamento. No entanto, as prefeituras de Mauá e Santo André não responderam até o fechamento desta reportagem. A situação permanece preocupante para os pacientes que dependem desses serviços de saúde.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo