O lançamento oficial do miniapp Hemovida ocorreu no Dia Nacional do Doador de Sangue, no último sábado (25). Segundo a secretária de Informação e Saúde Digital, Ana Estela Haddad, o aplicativo tem como objetivo estimular a doação de sangue voluntária, destacando-a como um ato de amor que salva vidas.
A plataforma também possibilita que os doadores convidem amigos e familiares, compartilhem suas experiências nas redes sociais e incentivem outras pessoas a se tornarem doadoras. Além disso, o aplicativo fornece informações detalhadas sobre os critérios de doação, como e quem pode doar, além dos cuidados necessários no dia da doação.
Com o lançamento do Hemovida, o Ministério da Saúde espera facilitar a captação de doadores e conscientizar a população sobre a importância de manter os estoques de sangue em níveis seguros. Segundo o órgão, o sangue doado voluntariamente é utilizado em diversos tipos de tratamentos médicos, como atendimentos de urgência, cirurgias de grande porte, tratamento de doenças falciforme, talassemias e doenças oncológicas variadas.
O processo de doação de sangue é direcionado para pessoas com idade entre 16 e 69 anos, com um peso mínimo de 50 kg e que estejam em bom estado de saúde. Homens podem doar até quatro vezes por ano, com um intervalo mínimo de dois meses, enquanto mulheres podem doar até três vezes por ano, com um intervalo mínimo de três meses.
Através do miniapp Hemovida, o Ministério da Saúde espera aumentar o índice de doação de sangue no país e garantir que os estoques de sangue estejam sempre abastecidos. O aplicativo já está disponível para download nas principais lojas de aplicativos a partir desta segunda-feira (27).






