Executivo italiano da Enel pede desculpas após crise de energia em SP e deixa presidência da empresa no Brasil.

Nicola Cotugno, o italiano de 61 anos que comandou a operação brasileira do grupo de energia Enel, deixou a presidência da empresa após polêmica envolvendo sua declaração sobre o apagão que atingiu 2,1 milhões de clientes no último dia 3. Em entrevista à CPI da Enel na Alesp, Cotugno afirmou que se expressou mal ao dizer que a empresa não precisava se desculpar pelo ocorrido, por se tratar de algo “excepcional” e causado pelo “vento absurdo”. O executivo alegou que, em italiano, a palavra “desculpar-se” significa “dar elementos para tirar a culpa de si”, e que usou a expressão como uma má tradução para dizer que não queria “tirar responsabilidade de si”. No entanto, em seguida, ele se desculpou literalmente com a população.

Após o afastamento de Cotugno, especialistas em gestão e comunicação apontam que falhas na comunicação corporativa durante uma crise são capazes de agravar as consequências do problema e comprometer a reputação da companhia. Marcelo Rodrigues, professor do curso de Gestão Estratégica de Riscos e Crise da ESPM, destaca a importância de uma comunicação honesta com o consumidor, ressaltando que a gestão de uma empresa ruim não será melhorada apenas pela comunicação, mas esta pode reduzir os danos à reputação.

Outro caso que causou polêmica nesta semana foi o show da cantora Taylor Swift, promovido pela empresa de entretenimento T4F, no Rio de Janeiro. Durante o evento, cerca de mil fãs desmaiaram devido ao forte calor e à proibição de entrada com garrafas de água no estádio. O presidente da T4F, Serafim Abreu, emitiu um vídeo se desculpando pelas falhas no evento e expressando pesar pela morte de uma fã de 23 anos.

Diante desses casos, especialistas alertam que expressões como “excepcionalidade” e “caso isolado” são equivocadas em momentos de crise, pois não refletem a realidade vivida pelos consumidores. A transparência e a comunicação honesta com o público são essenciais para a preservação da reputação das empresas. A falta de previsão sobre o retorno dos serviços de energia e a falta de comunicação clara durante crises pode causar prejuízos à empresa e afetar a confiança do consumidor.

Além disso, a atenção do líder da empresa durante uma crise é fundamental para que a empresa não seja vista como vítima, mas sim como capaz de lidar com imprevistos e tratar o consumidor com respeito. A comunicação transparente e eficaz é a chave para minimizar os danos causados por uma crise corporativa.

A comunicação corporativa é uma ferramenta poderosa nas mãos de empresas que sabem utilizá-la de maneira ética e eficiente. As empresas devem ser ágeis e estratégicas ao se comunicarem com o público durante crises, mostrando transparência, assumindo responsabilidades e buscando soluções para os problemas enfrentados.

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