Chuvas em Minas Gerais causam segunda morte e enchentes; alerta de tempestades continua para o estado

No último domingo (19), o estado de Minas Gerais registrou a segunda morte em decorrência das intensas chuvas que têm atingido a região neste final de ano. A vítima, uma mulher em Pedralva, situada na região sul do estado, a cerca de 450 quilômetros de Belo Horizonte, faleceu por volta das 16h30 após o desabamento de sua residência durante o temporal. Essa foi a segunda fatalidade ocorrida em virtude das chuvas, sendo que a primeira ocorreu na quarta-feira (15) em Cássia, localizada na região sudoeste do estado, em que um operário também faleceu em um desabamento de um galpão onde trabalhava.

No entanto, os efeitos das chuvas não se limitaram apenas às tragédias humanas, pois diversas cidades mineiras foram afetadas pelas fortes precipitações. Em Belo Vale, localizada na região central do estado, o rio Paraopeba transbordou, resultando no arrastamento de veículos, conforme evidenciado por imagens publicadas nas redes sociais por moradores do local.

Apesar desses transtornos, a Defesa Civil assegurou que a energia elétrica e o abastecimento de água não foram comprometidos na cidade. Além disso, não há registros de comunidades ilhadas ou rodovias obstruídas. No entanto, em Belo Horizonte, a capital do estado, uma mulher e seu filho de 11 anos ficaram ilhados dentro de um carro em uma avenida do bairro Dona Clara, mas foram prontamente resgatados sem ferimentos pelos bombeiros.

Em relação ao impacto mais amplo das chuvas, a Defesa Civil informou que até o momento, 18 pessoas estão desabrigadas e 497 desalojadas em todo o estado de Minas Gerais. A previsão é que o mau tempo persista, com a expectativa de céu nublado e pancadas de chuva em todo o território mineiro para esta segunda-feira (20).

Diante desse quadro, é fundamental que as autoridades e órgãos competentes estejam atentos e ofereçam apoio e assistência necessários à população afetada. A prevenção e ações de resposta emergencial são de extrema importância para minimizar os impactos das chuvas e garantir a segurança e a proteção dos cidadãos, especialmente em momentos de crise como este.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo