Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras reconhece profissionais do jornalismo brasileiro em cerimônia de premiação

Na noite da última segunda-feira (13), profissionais brasileiros foram reconhecidos na primeira edição do prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa. Entre os homenageados estavam Lucas Veloso, editor do Expresso na Perifa, e as colaboradoras Semayat Oliveira e Jéssica Moreira, do Nós Mulheres da Periferia, veículo parceiro do portal.

O prêmio reconheceu 52 profissionais pelo seu trabalho no jornalismo, além de cinco profissionais de imagem e vídeo, cinco veículos na categoria geral e seis liderados por jornalistas negros. A iniciativa do prêmio partiu dos veículos Jornalistas&Cia, Neo Mondo e 1 Papo Reto, em parceria com a Rede JP de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação.

Durante a premiação, o editor de jornalismo do ‘Na Perifa’, Lucas Veloso, enfatizou que o reconhecimento serve como exemplo para que o mercado da comunicação esteja mais atento a outras histórias. Ele destacou a importância do trabalho coletivo dos coletivos que atuam com ele e a priorização das periferias nas pautas.

O prêmio teve como objetivo promover a valorização de jornalistas negros e negras, num ambiente predominantemente liderado por homens brancos. Segundo o estudo “Perfil Racial da Imprensa Brasileira”, menos de 20% dos profissionais que atuam nas redações se declaram negros, e a presença de profissionais negros diminui à medida que se sobe de cargo.

Os vencedores das categorias TOP 10 Profissionais Brasil, o TOP Campeão Profissional de Imagem/Foto e Vídeo, e os resultados da eleição foram conhecidos durante a cerimônia. Entre os destaques, Zileide Silva, repórter especial do Jornal Nacional e do Globo Repórter, foi eleita a jornalista negra mais admirada do país.

A diretora de conteúdo do Nós, Mulheres da Periferia, Semayat Oliveira, enfatizou a importância das mídias independentes para o fortalecimento da democracia brasileira e declarou que “o jornalismo preto e periférico me capacitou para estar aqui”.

Além disso, o veículo Nós, Mulheres da Periferia foi reconhecido na categoria de veículos liderados por jornalistas negros. O prêmio também incluiu homenagens especiais, como o Troféu Luiz Gama – Decano e Decana do Jornalismo, entregue aos professores Flávio Carrança e Rosane Borges.

O evento foi transmitido ao vivo e está disponível no canal do Portal dos Jornalistas no YouTube. A premiação representou um marco importante na valorização do trabalho de jornalistas negros e negras na imprensa brasileira.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo