Inscrições abertas para cursos online e gratuitos de Libras promovidos pelo Governo do Estado de São Paulo

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), anunciou que as inscrições para o curso básico online e gratuito da Língua Brasileira de Sinais (Libras) serão abertas na próxima sexta-feira (10) às 10h. O curso é direcionado a adultos, adolescentes e crianças e já qualificou cerca de 23 mil pessoas em mais de 400 municípios do Estado de São Paulo.

As inscrições estarão abertas para cinco turmas do Curso Básico para adultos, sendo duas com aulas às segundas, quartas e sextas-feiras à noite, duas com aulas às terças e quintas-feiras à noite, e uma aos sábados pela manhã. Além disso, a secretaria abrirá a segunda turma do Curso de Libras Teens, com aulas aos sábados pela manhã, destinado a crianças e adolescentes entre 10 e 17 anos. As aulas serão ministradas por professores surdos.

O conteúdo programático abordará diversos temas, incluindo identidade surda, cultura surda, comunicação entre surdos e ouvintes, alfabeto manual, sinais pessoais, animais, expressões faciais, pronomes, números, dias da semana, família, sentimentos, profissões, verbos, entre outros. O curso terá duração total de 40 horas por turma, sendo 30 horas ao vivo pela plataforma Zoom e 10 horas de atividades extras. Será necessário o uso de câmera durante as aulas.

Além disso, para obter o certificado de participação, os alunos precisarão atingir uma frequência mínima de 75% das aulas ao vivo e obter média final de 5,0 ou superior. As vagas para os cursos de Libras são limitadas e abertas ao público em geral, com o objetivo de ensinar a língua a pessoas sem deficiência auditiva para que possam se comunicar com as pessoas surdas que vivem no Estado de São Paulo.

Essa iniciativa visa a inclusão e a comunicação efetiva entre pessoas com e sem deficiência auditiva, proporcionando maior acessibilidade e integração. Os cursos de Libras acontecem mensalmente e têm alta procura, portanto, é recomendado que os interessados realizem suas inscrições o quanto antes para garantir uma vaga e participar desse importante aprendizado e contribuir para a inclusão de pessoas com deficiência auditiva na sociedade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo