Deputada brasileira Erika Hilton propõe moção em prol de cessar-fogo entre Israel e Hamas no Parlamento do Mercosul.

A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) enviou uma proposta de moção ao Parlamento do Mercosul (Parlasul) pedindo um cessar-fogo imediato na guerra entre Israel e Hamas. Ela alega que é necessário pôr fim aos ataques realizados por ambas as partes, incluindo os ataques israelenses na Faixa de Gaza e os contra-ataques do grupo terrorista.

Hilton, que recentemente tomou posse no Parlamento composto por representantes eleitos da Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai, sugere que o Parlasul se manifeste contra os supostos ataques de Israel a hospitais, escolas, moradias e campos de refugiados em Gaza. Ela destaca que muitos dos ataques não podem ser verificados de forma independente, mas alguns foram confirmados por Israel, como o ataque a um comboio de ambulâncias.

Em sua proposta, a deputada sugere que os países do bloco interrompam acordos de cooperação com Israel, tanto civil quanto militar, por tempo indeterminado ou até a negociação de um cessar-fogo. Ela destaca a preocupação com o futuro de Gaza e seu povo, e a urgente necessidade de cessação dos ataques.

A parlamentar ressalta que os persistentes ataques de Israel à Faixa de Gaza levaram a uma completa degradação das condições de vida nos territórios palestinos, que já eram fortemente debilitados pela ocupação israelense. Ela também destaca a necessidade de concessão de Israel para que estrangeiros, incluindo brasileiros, possam deixar a região em conflito.

Além disso, Hilton afirma que a interrupção da guerra é necessária para possibilitar a chegada de ajuda humanitária à Faixa de Gaza e a liberação de reféns israelenses sequestrados pelo Hamas. Ela propõe que o Parlasul manifeste seu apoio ao povo palestino, repudiando práticas que ela chama de “limpeza étnica, apartheid e outras violações de Direitos Humanos e do Direito Internacional” que, segundo ela, são praticadas por Israel.

Com Bianka Vieira, Karina Matias e Manoella Smith.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo