Brasil conquista histórica segunda colocação no quadro de medalhas dos Jogos Pan-Americanos de Santiago

Os Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, chegaram ao fim no último domingo (5/11), e para o Brasil, foi uma edição histórica. O país conquistou a melhor campanha de sua história na competição, terminando em segundo lugar no quadro geral de medalhas, atrás apenas dos Estados Unidos. Ao todo, os atletas brasileiros conquistaram 205 medalhas, sendo 66 de ouro, 73 de prata e 66 de bronze.

Dentre essas conquistas, destaque para os atletas de São Caetano, que brilharam nos Jogos Pan-Americanos. Ao todo, dez medalhas foram conquistadas por atletas da cidade, sendo duas de ouro, cinco de prata e três de bronze. O destaque ficou por conta do tênis de mesa, modalidade em que São Caetano obteve grande sucesso.

Hugo Calderano, número 4 do ranking da ITTF (Federação Internacional de Tênis de Mesa), mais uma vez mostrou seu talento e conquistou o ouro no individual. De forma dominante, Calderano derrotou seus adversários e conquistou seu terceiro ouro consecutivo nos Jogos Pan-Americanos, um feito inédito na modalidade. Além disso, ele também foi campeão por equipes ao lado de Vitor Ishiy e Eric Jouti, e conquistou a prata nas duplas, ao lado de Ishiy. Seu desempenho o levou a ser escolhido como porta-bandeira na cerimônia de encerramento.

Outro destaque de São Caetano foi Bruna Takahashi, que voltou para casa com três medalhas de prata. Ela conquistou a segunda colocação tanto no individual quanto nas duplas, ao lado de sua irmã Giulia Takahashi, e ainda nas duplas mistas, com Vitor Ishiy. Além disso, Bruna também ganhou uma medalha de bronze por equipes, ao lado de Giulia e Bruna Alexandre.

No taekwondo, o sul-caetanense também teve representantes no pódio. Caroline Gomes, a Juma, Maria Clara Pacheco e Sandy Macedo conquistaram medalhas para a cidade. Maria Clara levou a prata na categoria até 57 kg, enquanto o trio foi bronze na disputa por equipes.

Na ginástica artística, Yuri Guimarães, formado pelo PEC (Programa Esportivo Comunitário), fez história ao conquistar a primeira medalha de São Caetano na competição. Ao lado de Arthur Nory, Bernardo Miranda, Diogo Soares e Patrick Sampaio, Yuri faturou o bronze na disputa por equipes.

Com esse desempenho excepcional, São Caetano se consagra como uma das principais cidades brasileiras quando se trata de esportes. E para os atletas locais, resta a comemoração e a preparação para os próximos desafios, como a próxima edição dos Jogos Pan-Americanos, que acontecerá em 2027, em Barranquilla, na Colômbia.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo