Primeiro dia de provas do Enem 2023 conta com redação e questões de Linguagens e Ciências Humanas

No próximo domingo (5), será realizado o primeiro dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2023, com a participação de mais de 3,9 milhões de estudantes em todo o país. O exame é de extrema importância, pois é uma das principais formas de ingresso no ensino superior, através do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), além de ser utilizado para acesso ao Fies (Financiamento Estudantil) e ao Prouni (Programa Universidade para Todos). As notas obtidas no Enem também são usadas em processos seletivos de instituições públicas e privadas em todo o Brasil.

Para garantir que os participantes realizem as provas sem problemas, é fundamental que eles estejam atentos aos requisitos e horários estabelecidos. No primeiro dia de provas, serão aplicadas a Redação e 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira — Inglês ou Espanhol —, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação), além de outras 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia). A prova de Redação exigirá que os candidatos escrevam um texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas sobre um tema relacionado a assuntos sociais, científicos, culturais ou políticos.

Uma novidade deste ano é que cerca de 50 mil inscritos no Enem que foram alocados em locais a mais de 30 km de distância de suas residências terão a oportunidade de fazer as provas em uma data diferente, nos dias 12 e 13 de dezembro. Esses participantes prejudicados devem realizar suas solicitações através da página do participante, no período de 13 a 17 de novembro.

Com relação aos horários das provas, os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, sendo que o início da prova está marcado para as 13h30, de acordo com o horário de Brasília. No primeiro domingo, as provas terão duração das 13h30 às 19h, sendo que participantes com tempo adicional terão até às 20h para concluir o exame, e aqueles que farão a videoprova em libras terão até às 21h.

É importante que os candidatos estejam com o documento de identificação original e com foto em mãos, sendo aceitos tanto documentos físicos quanto digitais, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais. Entre os documentos impressos válidos estão as cédulas de identidade, passaporte e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

No dia das provas, os participantes devem levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, documento de identificação válido, cartão de confirmação de inscrição e declaração de comparecimento impressa, caso seja necessário justificar a presença no exame.

Por outro lado, alguns itens são proibidos durante o exame, como óculos escuros, boné, chapéu, corretivos, livros, smartphones, tablets, entre outros. Aqueles que forem flagrados portando esses itens serão eliminados.

Com todas essas informações em mente, os candidatos poderão se preparar adequadamente para o primeiro dia de provas do Enem 2023 e buscar o melhor desempenho possível.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo