Termina nesta quinta-feira a aplicação do exame Celpe-Bras para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros.

A aplicação do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) 2023 chega ao fim nesta quinta-feira (26). As provas escrita e oral estão sendo aplicadas tanto no Brasil quanto no exterior. Os resultados serão divulgados no dia 15 de dezembro.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os participantes devem comparecer ao local de prova com pelo menos 30 minutos de antecedência do horário de início agendado. No caso dos candidatos que farão o exame no exterior, é obrigatório apresentar passaporte ou um documento oficial de identificação com foto válido no país de realização do exame.

Já para os participantes que realizarão o exame no Brasil, é necessário apresentar um documento oficial de identificação válido com foto. Os documentos aceitos incluem cédulas de identidade expedidas por secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal; identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive refugiados; Carteira de Registro Nacional Migratório; documento provisório de Registro Nacional Migratório; identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes com validade como documento de identidade; passaporte; Carteira Nacional de Habilitação; Carteira de Trabalho e Previdência Social emitida após 27 de janeiro de 1997; e documentos digitais com foto apresentados nos respectivos aplicativos oficiais.

O Celpe-Bras é o exame oficial do Brasil para certificar a proficiência em língua portuguesa como língua estrangeira. As provas são realizadas em instituições de educação superior, representações diplomáticas, missões consulares, centros e institutos culturais, bem como outras instituições interessadas em promover e disseminar a língua portuguesa. É um procedimento importante para os estrangeiros que desejam comprovar suas habilidades na língua e facilitar sua inserção em estudos e atividades profissionais no país.

A divulgação dos resultados em dezembro permitirá aos participantes conhecerem seu desempenho no exame e obterem o certificado de proficiência, que pode ser um diferencial em processos de seleção e oportunidades acadêmicas e de trabalho.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo