Manutenção de emergência na ETA Rio Grande pode interromper fornecimento de água em Diadema e São Bernardo

Nesta quarta-feira (18), a Sabesp realiza uma manutenção de emergência na Estação de Tratamento de Água Rio Grande, localizada na região metropolitana de São Paulo. A ação tem como objetivo substituir dispositivos elétricos, o que resultou na redução da produção de água e possíveis interrupções no fornecimento em partes dos municípios de Diadema e São Bernardo.

Embora a operação da ETA já tenha sido retomada, a recuperação completa do sistema deve ocorrer ao longo do dia. Cerca de 100 mil imóveis da região podem ser afetados pela medida. Diante disso, a Sabesp orienta a população a fazer o uso consciente da água armazenada nos reservatórios residenciais até que o serviço seja concluído e o fornecimento esteja normalizado.

De acordo com a companhia, os imóveis que possuem caixa-d’água obrigatória e uma reserva de água para pelo menos 24 horas, conforme estabelecido pelo Decreto Estadual 12.342/78, devem sentir menos impacto na alteração do fornecimento. Além disso, a Sabesp disponibiliza canais de comunicação para consultas e notificações, como o WhatsApp oficial da empresa (11-3388-8000) e a Central de Atendimento pelo telefone 0800 055 0195, cuja ligação é gratuita.

A companhia lamenta os eventuais transtornos provocados pela manutenção de emergência e ressalta que está informando os consumidores por meio de SMS, comunicados à imprensa e redes sociais. É recomendado que a população siga as dicas de uso consciente da água, a fim de otimizar o consumo durante esse período. Entre elas, estão tomar banhos mais curtos, fechar a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba, evitar lavar o carro com mangueira, lavar calçadas e quintais com vassoura e balde em vez de utilizar a mangueira, entre outras medidas.

Os bairros que podem ser afetados pela interrupção no fornecimento de água são: Parque Real, Conceição, Serraria e Casa Grande, em Diadema, e Vila São José, Vila Marchi, Batistini, Nova Petrópolis, Vila Cacilda, Planalto, Vila Paulicéia, Mussolini, Baeta Neves e Riacho Grande, em São Bernardo.

É importante ressaltar que a Sabesp está empenhada em solucionar os problemas o mais rápido possível e pede a compreensão da população durante o período de manutenção. Para mais informações e dicas sobre o uso consciente da água, é possível acessar o site da Sabesp.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo