Soluciones de TI en el Cosud para mejorar la gestión e integridad pública en áreas con alto riesgo de fraude y corrupción.

A nona edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) será realizada em São Paulo entre os dias 19 e 21 de outubro, reunindo gestores públicos dos estados das regiões Sul e Sudeste do Brasil. O objetivo do evento é discutir ações e iniciativas para fortalecer a cooperação entre os governos e impulsionar ações socioeconômicas e ambientais.

No evento anterior, em Belo Horizonte, foram estabelecidos compromissos entre os estados, com destaque para a inclusão de novas soluções em Tecnologia da Informação (TI) no combate a fraudes e corrupção. Neste sentido, a Controladoria Geral do Estado participará do Grupo Temático de Transparência, Controladoria e Ouvidoria, com foco na discussão do uso de soluções em TI para aprimorar a gestão e a integridade pública em áreas com elevado risco dessas práticas.

O controlador Geral do Estado, Wagner de Campos Rosário, ressalta que o Cosud permite a articulação e desenvolvimento de projetos conjuntos entre os estados membros do consórcio, promovendo a troca de experiências e parcerias para definir melhor as prioridades de políticas públicas entre eles.

A transparência é um dos principais focos do evento, visando aprimorar a gestão da integridade no setor público e retomar a política de participação social por meio de novas tecnologias. Essas tecnologias permitirão que o cidadão seja um agente de fiscalização e controle, contribuindo na identificação e prevenção de fraudes e corrupção na Administração Pública.

Dentre os desafios que serão discutidos nesta edição do Cosud, destaca-se o combate ao assédio sexual no ambiente escolar, integrando a atuação das macrofunções de controle, como ouvidoria, controladoria, auditoria e corregedoria. Além disso, será debatido o desenvolvimento de soluções tecnológicas para aprimorar a gestão e a integridade pública em áreas com alto risco de fraudes e corrupção.

O evento promete ser uma oportunidade para os gestores públicos trocarem experiências e estabelecerem parcerias, buscando soluções inovadoras para os desafios enfrentados em suas regiões. A expectativa é que as discussões e propostas apresentadas no Cosud contribuam para fortalecer a governança e aprimorar a gestão pública, promovendo o bem-estar da população e o desenvolvimento sustentável do Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo