O projeto, intitulado “Utilizando tecnologias para promover o protagonismo de crianças com TEA na assimilação do currículo escolar”, foi realizado pelos alunos Djanira Silva, Ilma Hernandes, Luana de Almeida, Luiz Naressi, Marisa de Amorim, Máxima Rocha e Nadijane dos Santos, sob a orientação da professora Marina Biazotto Frascareli. O objetivo principal foi desenvolver um minicurso virtual como forma de capacitação continuada para os professores, além de desenvolver novas técnicas pedagógicas e materiais didáticos voltados para a integração dos alunos com TEA.
O Transtorno do Espectro Autista é uma condição que afeta a comunicação, a interação social, o comportamento e a habilidade cognitiva das pessoas. Esses estudantes podem apresentar sintomas leves a graves e enfrentar dificuldades em acompanhar os programas escolares tradicionais. Por isso, é fundamental criar estratégias específicas para incluí-los no currículo regular.
Para desenvolver o projeto, os alunos utilizaram uma metodologia de pesquisa qualitativa, que incluiu entrevistas com especialistas na área, como professores, psicólogos e pedagogos. Além disso, eles participaram das aulas e realizaram um estudo de caso, acompanhando de perto alunos com TEA para compreender melhor suas necessidades.
A elaboração do minicurso foi baseada na análise dos dados coletados, utilizando como referência a plataforma educacional “Eu Sou AUTS”, um site infantil interativo com conteúdo lúdico e didático apropriado para alunos com TEA. O minicurso é dividido em cinco módulos, que incluem materiais de leitura, reflexão e videoaulas com especialistas. Ao todo, o curso possui uma carga horária de 15 horas.
A recepção do projeto pelos professores da EMEF Teófilo Benedito Ottoni foi bastante positiva, demonstrando entusiasmo com a iniciativa. O projeto apresentou um grande potencial educacional no apoio e atenção aos alunos com TEA, auxiliando no desenvolvimento de habilidades de comunicação, socialização e trabalho em grupo.
Para mais informações sobre o projeto, é possível assistir ao vídeo do Projeto Integrador no link fornecido. O trabalho dos alunos demonstra a importância de buscar soluções inclusivas e adaptadas para atender às necessidades dos alunos com TEA, promovendo uma educação mais igualitária e acessível para todos.