Essa suspensão faz parte do Monitoramento da Garantia de Atendimento, que busca proteger os consumidores e acompanhar o desempenho do setor. Segundo Alexandre Fioranelli, diretor de Normas e Habilitação dos Produtos da ANS, a medida visa proteger 394.313 beneficiários. Para que esses planos possam voltar a ser comercializados para novos clientes, as operadoras devem apresentar melhorias nos resultados do monitoramento.
Além disso, a ANS divulgou uma lista de 12 planos de seis operadoras que foram liberados para voltar a ser comercializados, após análises realizadas no mesmo período. Essa lista pode ser consultada no site da ANS.
O Monitoramento da Garantia de Atendimento é realizado trimestralmente e leva em consideração as reclamações recebidas pela ANS, bem como a quantidade de beneficiários de planos de saúde. As queixas abordam o descumprimento de prazos para a realização de consultas, exames e cirurgias, além de negativa de cobertura assistencial. No segundo trimestre de 2023, foram registradas 58.035 reclamações referentes às assistências prestadas pelos planos de saúde.
Para denunciar, obter mais informações ou tirar dúvidas sobre a prestação de serviços pelas operadoras de saúde, os usuários podem ligar gratuitamente para o Disque ANS (0800 701 9656) ou acessar o site do Fale Conosco da agência reguladora.
É importante ressaltar que o monitoramento e a suspensão temporária da venda de planos têm como objetivo garantir a qualidade do atendimento e a segurança dos consumidores, conforme determinado pela ANS. As operadoras devem cumprir as determinações e buscar melhorias para que seus planos possam ser novamente comercializados.