Yara Mercadante Oliva: a história da mulher que se tornou símbolo de generosidade e dedicação em Jacareí.

Yara Mercadante Oliva, nascida em uma família tradicional da cidade de Jacareí, no Vale do Paraíba, teve uma vida marcada por suas raízes e pelos feitos de seus pais na comunidade. Ela era filha do casal Elvira e Pompílio Mercadante, conhecidos na cidade por suas contribuições e atividades importantes.

Seu pai, além de médico da cidade, foi um exemplo de humanidade ao atender a todos que o procuravam, inclusive em sua própria casa, e muitas vezes sem cobrar pelo serviço. Além disso, ele foi prefeito de Jacareí no período de 1914 a 1921, pelo Partido Republicano Paulista. Atualmente, seu nome é lembrado em uma avenida, escola e praça na cidade.

Sua mãe, por sua vez, também deixou sua marca ao dar nome ao clube da cidade, o Esporte Clube Elvira. Yara nasceu em 1930, em meio a esse cenário cheio de história e tradição.

Yara seguiu os passos de seu pai e se tornou professora. Aos 22 anos, em 1952, ela se casou com Oswaldo Muniz Oliva, que posteriormente se tornou general de Exército e ocupou cargos de destaque nas instituições militares do país. Além disso, ele foi consultor para assuntos militares do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante seus dois primeiros mandatos.

Dessa união, nasceram seis filhos: Oswaldo, Aloizio, Lia, Vera, Izabel e Paula. Devido à vida militar de seu marido, a família precisou se mudar constantemente pelo país, o que fez com que Yara deixasse sua carreira como professora para se dedicar integralmente aos filhos.

Segundo Aloizio Mercadante, atual presidente do BNDES, sua mãe era uma pessoa agregadora, cheia de energia e muito carinhosa. Além disso, ela tinha um estilo de vida vegetariano e homeopático, chegando a dar aulas de ioga.

Infelizmente, no início da pandemia de Covid-19, Yara perdeu seu marido, o que a abalou profundamente. Foram quase 70 anos de união, e a perda deixou um vazio em sua vida.

Yara era uma apoiadora do filho na política e demonstrava suas preferências políticas, sendo petista e votando no PT. Em 2018, ela fez questão de ir votar com a camisa “Ele não”, em referência à campanha contra a eleição de Jair Bolsonaro.

No dia 20 de setembro, aos 93 anos, Yara faleceu em sua casa, em Osasco (SP), de forma natural. Segundo Mercadante, ela preferia que fosse assim, sem precisar ir para o hospital. Ela deixou um legado de seis filhos, oito netos e onze bisnetos.

A história de Yara Mercadante Oliva é marcada por suas raízes familiares, carinho por seus filhos e suas preferências políticas. Ela deixa uma saudade imensa em sua família e na comunidade de Jacareí, onde seu legado será sempre lembrado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo