Eleitores de todo o país escolhem conselheiros tutelares neste domingo com desafio de barrar interferências partidárias e religiosas.

No próximo domingo (1º), os eleitores de todos os municípios brasileiros terão a oportunidade de escolher seus representantes nos conselhos tutelares. Em São Paulo, serão eleitos 260 conselheiros, cuja responsabilidade é zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente no município.

Para exercer o voto, é necessário estar em situação regular com a Justiça Eleitoral. Basta comparecer a um dos 325 pontos de votação, portando o título de eleitor e um documento oficial com foto, como RG, CNH, passaporte ou carteira profissional.

O horário de votação será das 8h às 17h. A lista dos candidatos, juntamente com seus números e endereços dos locais de votação, está disponível no site da Prefeitura de São Paulo.

Cada eleitor poderá votar em até cinco candidatos. O processo é semelhante ao das outras eleições: é preciso inserir o número de cada candidato e confirmar até que a urna eletrônica indique “fim”. Aqueles que preferirem votar em menos candidatos podem selecionar a opção “branco” até que a operação seja concluída.

Ao contrário das eleições municipais, estaduais e federais, a participação do eleitor na escolha dos conselheiros tutelares é opcional.

Neste ano, a eleição em São Paulo conta com 1.240 candidatos habilitados. A cidade possui o maior colégio eleitoral do país e teve 150 mil votantes nas eleições passadas, em 2019.

Os conselhos tutelares foram criados há mais de três décadas, quando foi instituído o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). De acordo com o artigo 131 do código, os conselhos são órgãos autônomos responsáveis por zelar pelo cumprimento dos direitos de crianças e adolescentes.

A capital paulista conta com 52 conselhos tutelares distribuídos pela cidade, cada um composto por cinco membros. Essas unidades atendem o público das 8h às 17h em dias úteis e têm plantões à distância nos fins de semana e feriados. A falta de estrutura tem sido um desafio para o bom funcionamento desses conselhos tutelares na cidade de São Paulo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo