Tentativas de assassinato no ABC aumentam quase 65%, com destaque para Santo André e Mauá

No ABC paulista, o número de homicídios registrados de janeiro a agosto deste ano apresentou queda em relação ao mesmo período do ano passado. No entanto, o número de tentativas de assassinato aumentou 64,79%, de acordo com dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública.

Em Mauá, as tentativas de homicídio mais do que triplicaram em comparação ao ano anterior. Já em Santo André, o número dobrou. No total, o ABC perdeu 97 pessoas vítimas de homicídio nos primeiros oito meses de 2022, número que caiu para 73 este ano, representando uma queda de 24,74%.

No entanto, as tentativas de assassinato aumentaram de 71 casos registrados nas delegacias da região para 117 neste ano, um aumento de 64,79%. Esses números revelam uma realidade preocupante e indicam que a violência ainda é uma questão presente na região.

Apenas Santo André apresentou um aumento nos casos de homicídio, com uma alta de 4,34% em relação ao ano passado. Enquanto em 2022 foram registrados 23 assassinatos, neste ano já foram contabilizados 24 casos na cidade. Por outro lado, Ribeirão Pires teve a maior queda nos casos de homicídio, com uma redução de 66,66%, passando de seis para dois crimes. São Bernardo do Campo também teve uma redução significativa, com queda de 41,17% no número de assassinatos.

Quanto às tentativas de assassinato, todas as cidades do ABC apresentaram aumento, com exceção de São Bernardo do Campo, que manteve o mesmo número de casos em relação ao ano passado. O destaque vai para Mauá, que teve um aumento de 314,28% nas tentativas de homicídio. Em Santo André, o número mais do que dobrou, passando de 15 casos no ano passado para 31 casos até agosto deste ano, representando um aumento de 106,66%.

Esses dados preocupantes mostram a necessidade de investimentos em políticas públicas de segurança. É preciso que as autoridades locais redobrem os esforços para combater a violência e garantir a segurança da população. Somente com ações efetivas e estratégias adequadas será possível reverter essa tendência de aumento nas tentativas de assassinato e garantir um ambiente mais seguro para todos os moradores do ABC paulista.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo