Comissão de Educação aprova projeto que garante ensino de Libras a estudantes ouvintes e pais de surdos em escolas

A Comissão de Educação e Cultura (CE) do Senado Federal aprovou, em segundo turno, o texto substitutivo elaborado pelo senador Paulo Paim (PT-RS) ao Projeto de Lei (PL) 6.284/2019, de autoria do senador Romário (PL-RJ). Essa proposta visa garantir o acesso ao aprendizado da língua brasileira de sinais (Libras) a estudantes ouvintes e pais de alunos com deficiência auditiva.

A alteração proposta por Paim modifica a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB — Lei 9.394, de 1996) para restringir a oferta do ensino de Libras aos alunos ouvintes, pais e responsáveis por estudantes surdos. O texto original pretendia tornar obrigatória essa oferta em todas as etapas e modalidades da educação básica, mas o relator argumentou que a Lei 14.191, de 2021, já contempla a educação bilíngue de surdos, restando ao projeto abordar apenas o ensino de Libras aos estudantes ouvintes e aos pais de alunos surdos.

Segundo Paulo Paim, a aprovação do projeto deve ser vista como um investimento, já que o modelo de inclusão proposto enriquece a todos cultural e humanamente, ampliando o repertório de habilidades sociais e de comunicação da população em geral.

Durante a discussão em segundo turno, a senadora Damares Alves manifestou preocupação, destacando a falta de profissionais habilitados para atender a demanda do projeto. Ela alertou para o risco de banalização da Libras e desvalorização das escolas bilíngues, levantando a questão da disponibilidade de intérpretes suficientes para alcançar as metas estabelecidas.

Por outro lado, a senadora Zenaide Maia e o presidente da CE, senador Flávio Arns, defendem que o projeto visa ampliar o acesso e a inclusão dos alunos surdos de forma integral, oferecendo o ensino de Libras a todos que têm contato direto com os estudantes. Eles afirmam que o estado tem condições de atender à proposta, desde que haja vontade política e preparação de profissionais para a área.

Caso não haja recurso para votação em Plenário, o projeto seguirá para análise da Câmara dos Deputados, onde continuará sua tramitação em busca de garantir o acesso ao ensino de Libras para a comunidade escolar.

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