Emília Corrêa e Adriane Lopes são as únicas prefeitas eleitas entre as capitais brasileiras para 2025

Duas prefeitas eleitas em segundo turno neste domingo (27) se destacaram entre todas as capitais brasileiras, ao conquistarem a vitória e garantirem seus mandatos a partir de 2025. Emília Corrêa, do PL, foi eleita prefeita de Aracaju-SE, enquanto Adriane Lopes, do PP, foi reeleita prefeita de Campo Grande-MS. Essas duas mulheres serão as únicas a liderar as administrações municipais nas capitais do país no próximo mandato.

Além delas, outras seis candidatas chegaram ao segundo turno em capitais, porém não obtiveram êxito nas eleições. Rose Modesto, Natália Bonavides, Janad Valcari, Maria do Rosário, Cristina Graeml e Mariana Carvalho foram algumas das mulheres que disputaram a preferência dos eleitores, demonstrando o avanço da presença feminina na política brasileira.

O número de mulheres eleitas nas eleições municipais de 2024 apresentou um aumento significativo em relação ao pleito anterior. No total, 724 mulheres conquistaram cargos eletivos, representando 13% das cidades que realizaram votações no primeiro turno. Esses dados indicam um crescimento em comparação com as eleições de 2020, em que 663 cidades elegeram mulheres (12%).

De acordo com levantamento da Consultoria-Geral da Câmara dos Deputados, o percentual de mulheres eleitas, incluindo prefeitas e vereadoras, em 2024 foi de 17,92%. Esse resultado representa um aumento de dois pontos percentuais em relação às eleições anteriores, demonstrando um avanço na representatividade feminina nos espaços de poder.

Em 2020, nenhuma mulher foi eleita nas capitais do país, mas em cidades com mais de 200 mil habitantes, oito mulheres conquistaram vitórias eleitorais. O cenário político atual mostra avanços significativos na participação e representatividade das mulheres, mostrando que a luta por igualdade de gênero na política continua sendo um tema relevante e urgente em nossa sociedade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo