Abstenção chega a quase 30% no segundo turno das eleições municipais de 2024, aponta presidente do TSE

Neste domingo, 27 de outubro de 2024, foi um dia marcado por eleições municipais em todo o Brasil. Dos 34 milhões de eleitores aptos a votar, cerca de 29,26% não compareceram às urnas, um aumento significativo em relação ao primeiro turno, quando a abstenção foi de 21,71%. Essa informação foi divulgada em uma coletiva de imprensa pela presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia.

As primeiras confirmações de resultados vieram de Belém, onde o deputado estadual Igor Normando, do MDB, foi eleito com rapidez. Em seguida, em Barueri, o candidato do Republicanos, Beto Piteri, também teve sua vitória matematicamente confirmada. A apuração foi concluída em 51 municípios que realizaram o segundo turno.

Ao todo, foram utilizadas 97.392 urnas em todo o país, com apenas 0,12% dos equipamentos precisando ser substituídos. Dos 51 municípios que escolheram novos prefeitos e vice-prefeitos, 15 eram capitais estaduais, incluindo Belo Horizonte, Curitiba, Natal e São Paulo.

Nas 15 capitais onde houve segundo turno, seis candidatos conseguiram a reeleição, representando 40% do total de disputas. Destacam-se os casos de Adriane Lopes, em Campo Grande, e David Almeida, em Manaus, que foram reeleitos para seus respectivos cargos.

Os resultados em todas as capitais foram os seguintes: Emílio Corrêa, do PL, em Aracaju; Igor Normando, do MDB, em Belém; Fuad Noman, do PSD, em Belo Horizonte; Adriane Lopes, do PP, em Campo Grande; Eduardo Pimentel, do PSD, em Curitiba; Abílio Brunini, do PL, em Cuiabá; Evandro Leitão, do PT, em Fortaleza; Sandro Mabel, do MDB, em Goiânia; Cícero Lucena, do PP, em João Pessoa; David Almeida, do Avante, em Manaus; Paulinho Freire, do União, em Natal; Eduardo Siqueira Campos, do Podemos, em Palmas; Sebastião Melo, do MDB, em Porto Alegre; Léo Moraes, do Podemos, em Porto Velho; e Ricardo Nunes, do MDB, em São Paulo.

Essas eleições foram marcadas por um expressivo número de votantes ausentes, porém, os resultados finais foram definidos com agilidade e transparência, evidenciando a democracia em ação em todo o país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo