Segundo turno das eleições de 2024: Capitais enfrentam alerta de chuvas intensas durante votação.

Neste domingo (27), diversas capitais que participam do segundo turno das eleições municipais de 2024 amanheceram com um alerta de chuvas intensas emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O motivo é a formação de um corredor de nuvens que se estende da Região Amazônica até o Sudeste do Brasil, caracterizando a primeira zona de convergência do Atlântico Sul desta primavera.

Na Região Norte, o alerta de perigo foi emitido para o sul do Amazonas, todo o Acre e norte de Rondônia, incluindo a capital Porto Velho, onde mais de 360 mil eleitores estão aptos para votar. As previsões indicam volumes de chuva de até 100 milímetros por dia, com ventos que podem chegar a 100 quilômetros por hora. As temperaturas devem variar entre 24ºC e 33ºC.

Além disso, a previsão aponta para chuvas intensas em grande parte do estado de Minas Gerais, sul de Goiás e norte de São Paulo, com volume de chuva previsto de até 60 mm/dia e fortes rajadas de vento que podem atingir 100 km/h.

Em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, um temporal atingiu a cidade desde a noite de ontem (26), provocando áreas alagadas e ruas interditadas. A Defesa Civil local emitiu alertas para as regiões Oeste, Noroeste, Nordeste e Centro-Sul, prevendo chuvas intensas até a próxima terça-feira (29).

Com 1,9 milhão de eleitores aptos a votar na capital mineira, a recomendação é para que a população evite se abrigar embaixo de árvores e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, devido à previsão de mais pancadas de chuva, ventos e ocorrência de raios.

As temperaturas em Belo Horizonte devem variar entre 17ºC e 27ºC, segundo dados do Inmet. É importante que os eleitores estejam preparados para enfrentar as condições climáticas adversas no dia da votação.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo