Candidatos de 31 países participam da segunda edição de 2024 do exame Celpe-Bras para proficiência em língua portuguesa.

Nesta sexta-feira (25), chega ao fim a aplicação das provas escrita e oral para a obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), referente à segunda edição de 2024. O processo teve início na terça-feira (22) em 109 postos credenciados, estando 46 localizados no Brasil e 63 no exterior.

Considerado o exame oficial brasileiro que atesta o domínio oral e escrito da língua portuguesa por estrangeiros, o Celpe-Bras é aceito em universidades, empresas e também em processos de revalidação de diplomas médicos e de naturalização.

A avaliação da proficiência na língua portuguesa na variante brasileira é realizada com base no desempenho do participante nas duas partes do exame: escrita e oral. A prova escrita tem duração de até três horas e consiste em quatro tarefas de produção de texto que abrangem diferentes componentes e habilidades de uso da língua.

Já a parte de compreensão e produção oral tem um tempo máximo de 20 minutos, envolvendo interação presencial entre o participante, o avaliador-interlocutor e o avaliador-observador. Durante esse tempo, são discutidos temas de interesse pessoal do examinando, com base nas informações fornecidas na inscrição, além de tópicos do cotidiano e de interesse geral.

Os resultados desta segunda edição do exame serão divulgados em 16 de dezembro, e os participantes poderão acessá-los através do Sistema Celpe-Bras com o login cadastrado no portal único de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.

Com um total de 3.957 inscrições de estrangeiros de 31 países, esta segunda edição do ano do Celpe-Bras 2024/2 registrou o espanhol como o idioma nativo da maioria dos participantes, seguido do francês e do inglês. A prova teve maior concentração de participantes na América do Sul, seguida pela América do Norte e países africanos.

O Celpe-Bras é destinado a estrangeiros interessados em ingressar em cursos de graduação e pós-graduação no Brasil, sendo reconhecido por instituições de ensino superior e utilizado no processo de validação de diplomas de profissionais estrangeiros que pretendem trabalhar no país. As provas são aplicadas semestralmente no Brasil e no exterior, contando com postos aplicadores em instituições de ensino superior, representações diplomáticas, entre outros locais.

Para esta edição, foram disponibilizadas 7.515 vagas em 133 postos de aplicação, contemplando 56 localidades no Brasil e 77 no exterior. O Inep oferece atendimento especializado para pessoas com deficiência, idosos, gestantes, lactantes e outros casos específicos. Solicitações de tratamento pelo nome social foram aceitas até 16 de agosto.

Assim, o Celpe-Bras continua a ser uma importante ferramenta para estrangeiros que desejam comprovar sua proficiência na língua portuguesa e atingir seus objetivos acadêmicos e profissionais no Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo