Reabertura do Aeroporto Salgado Filho: Gaúchos celebram retorno dos voos após cinco meses de enchente no Rio Grande do Sul

Nesta segunda-feira (21), o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, reabriu suas portas após mais de cinco meses de inatividade devido aos danos causados por uma inundação em maio deste ano. O primeiro voo que partiu de Congonhas, em São Paulo, com destino a Porto Alegre foi motivo de celebração para os mais de 180 passageiros a bordo.

O comandante Paulo Zancani, 58 anos, foi aplaudido ao anunciar que estavam a caminho de Porto Alegre, em um voo da Gol que decolou às 7h. O piloto, emocionado, narrou as dificuldades dos últimos meses, destacando que finalmente estavam retornando à sua casa e ao seu solo.

Os passageiros, como Fernando Godinho e Davia Sivergnini, expressaram alívio e satisfação com a reabertura do aeroporto. Godinho, que viaja regularmente ao Rio Grande do Sul para trabalhar, enfatizou a importância de desembarcar em Porto Alegre, mais próximo de seus compromissos. Já Sivergnini, que visita São Paulo com frequência, comemorou a redução dos preços exorbitantes das passagens para Canoas, durante o período de fechamento do Salgado Filho.

Ao chegarem em Porto Alegre, os passageiros foram recepcionados por Andrea Pal, CEO da Fraport Brasil, e por grupos tradicionais gaúchos, em clima de festa. Apesar das comemorações, o terminal do aeroporto ainda está em obras, com algumas áreas com luzes apagadas e problemas no funcionamento do ar-condicionado.

Segundo informações da Fraport Brasil, a capacidade total do aeroporto, com 128 voos diários, deve ser retomada em novembro, com a liberação de parte da pista principal e a volta das operações para trechos internacionais. A expectativa é de que as obras sejam finalizadas até dezembro, solucionando as limitações temporárias enfrentadas neste início de operação.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo