O IIER2, gerenciado pelo Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Fundação do ABC (FUABC) através da Secretaria da Saúde, é a primeira unidade 100% SUS da Baixada Santista a conquistar essa certificação e a única do Guarujá, inclusive se comparada a unidades privadas.
Para obter essa certificação, o instituto passou por uma minuciosa avaliação realizada por uma Instituição Acreditadora Credenciada (IAC) e uma equipe de avaliadores habilitada pela ONA. Essa avaliação teve como objetivo identificar evidências de conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação em diversas áreas, incluindo gestão organizacional, segurança na assistência e áreas de apoio.
De acordo com Péricles Cruz, superintendente técnico da ONA, a acreditação é o reconhecimento de que a instituição de saúde atende aos rigorosos padrões da metodologia exigida pela organização. Vale ressaltar que a ONA atua há mais de 20 anos nesse processo de certificação.
A certificação concedida ao Instituto Emílio Ribas II é válida por dois anos e será acompanhada por avaliadores da ONA através de visitas periódicas de manutenção. É importante ressaltar que o processo de acreditação é voluntário e educativo, não se tratando de uma fiscalização. Durante a avaliação, todas as áreas da instituição são visitadas e mais de 1,7 mil requisitos são verificados antes da homologação da certificação.
O diretor-geral da unidade, Reginaldo Reple Sobrinho, destaca que o processo de acreditação teve início há aproximadamente dois anos, quando foi solicitada a primeira auditoria na unidade. A partir do relatório inicial de avaliação, foram realizadas diversas melhorias estruturais em todos os setores da instituição, como áreas assistenciais, clínicas, administrativas e financeiras. Além disso, foram criados novos protocolos e rotinas de trabalho, promovidas reformas prediais e adequação de equipamentos.
Reple Sobrinho afirma que o objetivo é alcançar a acreditação em excelência Nível 2 ou até mesmo o Nível 3. Para isso, a equipe continuará trabalhando no desenvolvimento e implementação de ações de melhoria contínua em toda a instituição, com foco na segurança do paciente.
Essa conquista do Instituto Emílio Ribas II traz benefícios para os usuários do SUS que são atendidos na unidade, pois podem contar com um serviço de saúde mais seguro e de excelência. Além disso, fortalece o nome da Fundação do ABC na Baixada Santista.
Referência na região, o IIER2 é um hospital especializado no atendimento de doenças infecciosas e parasitárias. Com 46 leitos, sendo 33 de enfermaria e 13 de Terapia Intensiva, a unidade atende exclusivamente pelo SUS e recebe pacientes encaminhados de nove municípios da Baixada Santista para o tratamento de diferentes doenças infectocontagiosas, como HIV/Aids, tuberculose, leptospirose, meningites meningocócicas, complicações por gripe e hepatites.
Além dos atendimentos médicos e de enfermagem, o hospital oferece exames laboratoriais e de imagem, como raio X, ultrassonografia e endoscopia. Os pacientes são encaminhados para a unidade através do Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo (SIRESP).
Com o intuito de capacitar e treinar constantemente as equipes técnicas, o IIER2 promove periodicamente o “Ciclo de Palestras”, que reúne renomados especialistas no campo da infectologia para orientar e conscientizar os funcionários e profissionais de saúde da Baixada Santista.
O reconhecimento conquistado pelo Instituto de Infectologia Emílio Ribas II através da certificação ONA – Nível 1 demonstra o compromisso em oferecer uma assistência de qualidade e segurança aos pacientes, além de ser um exemplo para outras unidades de saúde da região.