Quinto voo da FAB aterrissa em SP com repatriados do Líbano e cães a bordo, totalizando mais de 1.100 brasileiros resgatados

Na manhã desta segunda-feira (14), a Base Aérea de São Paulo (BASP), em Guarulhos, recebeu o quinto voo da Força Aérea Brasileira (FAB) que trouxe de volta ao Brasil 220 brasileiros que estavam no Líbano. Além das pessoas, dois animais de estimação também foram resgatados nesta operação, que faz parte da iniciativa denominada Operação “Raízes do Cedro” e é coordenada pelo governo federal.

Desde o início de outubro, a FAB já conseguiu repatriar um total de 1.105 brasileiros e 14 animais de estimação que estavam no Líbano, em meio ao conflito que assola a região. Além das pessoas, a operação também conseguiu transportar 43 toneladas de donativos, como insumos hospitalares e cestas básicas, que serão destinados às vítimas do conflito no Líbano.

Toda a logística de repatriação envolveu um intenso trabalho de articulação do Itamaraty, além do uso de aeronaves e servidores da Força Aérea Brasileira. Estima-se que a comunidade brasileira no Líbano seja composta por cerca de 20 mil pessoas, das quais aproximadamente 3 mil manifestaram o desejo de retornar ao Brasil.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou as ações de repatriação desde que os bombardeios aéreos massivos de Israel começaram a atingir cidades libanesas, em meio à campanha militar israelense na Faixa de Gaza. Esse conflito tem provocado ações de resistência por parte de grupos como a resistência libanesa, liderada pelo Hezbollah, que têm atacado Israel em solidariedade à Gaza.

Assim, o governo brasileiro tem se empenhado em garantir a segurança e o retorno dos brasileiros que estavam no Líbano nesse cenário de conflito. A ação coordenada entre as autoridades brasileiras e a Força Aérea Brasileira tem sido fundamental para o sucesso da operação de resgate dos brasileiros e seus animais de estimação.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo