Investidores aguardam decisão de juros do BCE e reagem à falta de detalhes sobre estímulos na China, bolsas europeias operam de forma mista.

Nesta segunda-feira, as bolsas europeias apresentam um cenário misto e sem força, com os investidores aguardando novidades sobre estímulos na China e se preparando para a próxima decisão de juros do Banco Central Europeu (BCE).

O índice pan-europeu Stoxx 600 registrou uma leve queda de 0,04%, atingindo 521,76 pontos por volta das 6h25 (horário de Brasília). Uma atualização sobre os planos de estímulos da China não conseguiu animar os investidores, com o ministro de Finanças do país, Lan Foan, mencionando que Pequim está considerando medidas adicionais, sem fornecer detalhes concretos.

A repercussão dessas notícias já pode ser vista nas ações de empresas europeias do setor de luxo, como LVMH, Hermès e Kering, que possuem forte exposição à economia chinesa. Esses papéis estão sendo negociados com queda entre 2% e quase 4% em Paris.

Além disso, a semana reserva a reunião de política monetária do BCE na quinta-feira (17), onde a expectativa é de um possível corte nas taxas de juros pela terceira vez no ano. A questão da inflação ao consumidor na zona do euro também será um ponto de atenção, visto que há dúvidas sobre a capacidade de se manter em torno da meta de 2% do BCE de forma sustentável.

No cenário atual, a Bolsa de Londres apresenta queda de 0,08%, a de Paris recua 0,42% e a de Frankfurt sobe 0,16%. Por outro lado, as bolsas de Milão e Madri avançam 0,23% e 0,31%, respectivamente, enquanto a de Lisboa cai 0,41%.

Os próximos dias serão decisivos para os mercados europeus, com os investidores atentos a qualquer sinal de novas medidas de estímulo econômico e às possíveis decisões do BCE em relação às taxas de juros.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo