Consumo de energia no Brasil deve aumentar em outubro, aponta Operador Nacional do Sistema Elétrico

A carga de energia do Sistema Interligado Nacional (SIN) está prevista para encerrar o mês de outubro em 81.952 megawatts médios (MWmed), representando um aumento de 4,4% em comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo informações divulgadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) no Programa Mensal da Operação (PMO) desta semana, a projeção atual também registra um acréscimo de 0,2% em relação à estimativa anterior.

No Sudeste/Centro-Oeste, que é o principal centro consumidor de energia do Brasil, a carga esperada é de 46.278 MWmed, apresentando um crescimento de 3,5% em comparação com outubro do ano passado. No entanto, em relação à projeção anterior, houve uma pequena redução de 0,2%.

Para a região Sul, a previsão é de uma carga de 13.398 MWmed, o que representa um aumento de 4,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Em comparação com o PMO anterior, a elevação é de 1,0%.

No Nordeste, a previsão é que a carga atinja 13.970 MWmed, registrando um crescimento de 5,0% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Além disso, a estimativa atual é 1,9% maior do que a divulgada na semana passada.

Por fim, na região Norte, a estimativa é de 8.406 MWmed, apresentando um crescimento de 8,8% em relação ao mesmo período do ano passado. No entanto, houve uma redução de 0,8% em comparação com a projeção anterior.

Com esses dados, o setor elétrico brasileiro demonstra um cenário de crescimento e estabilidade na geração e distribuição de energia, apontando para um bom desempenho no mês de outubro. A diversidade nas regiões do país também reflete uma distribuição equilibrada da carga de energia, contribuindo para a segurança e eficiência do sistema elétrico nacional.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo