Enel se recusa a dar prazo para restabelecimento total da energia em SP e moradores sofrem com falta de luz.

Na última sexta-feira, a Enel, concessionária responsável pelo fornecimento de energia em São Paulo, foi duramente criticada pela falta de previsão para o restabelecimento total da energia após a forte chuva e vendaval que atingiram a região. O presidente da empresa, Guilherme Lencastre, afirmou em entrevista que não podia estimar um prazo, alegando que não tinha evidências concretas para fazer essa previsão.

A falta de comunicação por parte da Enel gerou ainda mais revolta entre os moradores dos bairros Tatuapé e Rudge Ramos, em São Bernardo, que foram informados pelo atendimento da empresa de que a energia só seria restabelecida na segunda-feira. Questionado sobre essa informação, o presidente da Enel alegou não ter conhecimento sobre o prazo.

Diante da pressão e dos constantes relatos de falta de luz em diversos bairros da cidade, a Enel anunciou que mais equipes estarão nas ruas já no dia seguinte para tentar acelerar o processo de restabelecimento da energia. A empresa receberá apoio de funcionários de outras regiões do país, como Ceará e Rio de Janeiro, para ajudar nas áreas mais afetadas.

Os bairros mais prejudicados, de acordo com a Enel, incluem Jardim São Luiz, Pedreira, Campo Limpo, Jabaquara, Santo Amaro, Ipiranga, Pinheiros e Vila Andrade. Além disso, moradores de outras regiões da cidade e até de municípios vizinhos como Santo André, São Bernardo, Diadema, entre outros, também relataram falta de energia.

A empresa destacou que eventos climáticos extremos são cada vez mais frequentes e que as redes de energia no Brasil, em sua maioria aéreas, estão sujeitas a esse tipo de situação. O presidente da Enel ressaltou a importância de aumentar a resiliência do sistema elétrico para lidar com essas adversidades.

A forte tempestade que atingiu a Grande São Paulo na última sexta-feira resultou em ventos com velocidade de 107,6 km/h, a maior registrada desde 1995. Pelo menos sete pessoas perderam a vida na região metropolitana e no interior do estado de São Paulo devido ao temporal. A Enel trabalha para restabelecer a energia o mais rápido possível e minimizar os impactos causados pela tempestade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo