Expansão do Centro de Informação à Pessoa com Deficiência inclui sala sensorial para acolher pessoas em crises sensoriais

No Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado nesta quinta-feira (21), a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) do Governo de SP anunciou a expansão do Centro de Informação à Pessoa com Deficiência, localizado na Estação Tatuapé da CPTM e do Metrô. Além dos serviços já oferecidos, como recebimento de currículos e pequenos reparos em cadeiras de rodas e bengalas, o equipamento agora conta com uma sala sensorial destinada a pessoas autistas e neurodivergentes.

A sala de acomodação sensorial tem como objetivo oferecer conforto visual e acústico, a fim de acomodar pessoas em crises sensoriais e reduzir os estímulos externos. Para isso, o espaço conta com isolamento acústico nas paredes, revestidas parcialmente em material vinílico amadeirado, controle de iluminação e poltronas individuais de acomodação sensorial com revestimentos laterais que oferecem privacidade e reforçam o isolamento acústico durante o atendimento. Projetada pela arquiteta Ana Paula Chacur, a sala segue diretrizes arquitetônicas e sensoriais favoráveis às pessoas autistas, proporcionando ergonomia e conforto.

Em entrevista, o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, destacou a importância de efetivar políticas públicas para pessoas com deficiência, incluindo as pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Ele ressaltou que a ação faz parte das iniciativas realizadas desde o início da gestão, como a viabilização gratuita da Carteira de Identificação da Pessoa com TEA e a expansão da emissão desse documento para postos do Poupatempo em todo o estado, que agora também contam com salas sensoriais para maior conforto e acolhimento.

O Centro de Informação da Pessoa com Deficiência foi criado em parceria com a Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM) e tem como objetivo oferecer serviços importantes em locais de fácil acesso, como as estações da CPTM e do Metrô. Nas estações, são disponibilizados recursos que garantem a autonomia de locomoção ao público com deficiência ou mobilidade reduzida, como piso tátil, elevadores, escadas rolantes, rampas, comunicação visual e sinalização adequadas. Além disso, os funcionários são capacitados para o atendimento às pessoas com deficiência.

Diariamente, mais de 20 mil pessoas com deficiência são atendidas nas 57 estações administradas pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Já no Metrô, são realizados 1.500 atendimentos nas 63 estações. Além da unidade Tatuapé, a estação Barra Funda também conta com um equipamento à disposição da população com deficiência, recebendo currículos e oferecendo pequenos reparos em cadeiras de rodas e bengalas.

Em função das comemorações do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a Estação Tatuapé recebeu diversas atividades. Durante o dia, a Arena Paralímpica foi montada para a experimentação do esporte em modalidades paralímpicas, contando com a participação de atletas de elite do Time São Paulo Paralímpico, da SEDPcD. Às 17h, as festividades contaram com a presença da Banda Reggae Now, que tem em sua formação músicos deficientes visuais. Houve também participações especiais, como a cantora Iara Wonder, e a presença de Instituições e Conselheiros das Pessoas com Deficiência do Município e do Estado de SP.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo