Ex-prefeito do Rio de Janeiro Marcelo Crivella é condenado por abuso de poder nas eleições de 2020 pelo TRE-RJ

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) emitiu uma decisão que causou grande repercussão na esfera política, ao condenar o ex-prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2020. A sentença foi proferida na última terça-feira (8) e traz consigo sérias consequências para a carreira política do ex-gestor, que agora se torna inelegível até o ano de 2028. Vale ressaltar que ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que mantém a situação em aberto quanto aos desdobramentos futuros desse caso.

De acordo com o TRE-RJ, a condenação se baseia em acusações feitas pelo Ministério Público, que apontam o uso indevido da máquina pública por parte de Crivella, configurando assim a prática de “caixa dois” em sua campanha pela reeleição. O processo ficou conhecido como o escândalo do “QG da Propina”, onde teria ocorrido um esquema milionário de corrupção que envolvia aliciamento de empresários e fraudes em licitações. Segundo as investigações, aproximadamente R$ 50 milhões teriam sido movimentados de forma ilícita nesse esquema.

A decisão do TRE-RJ foi duramente contestada pela defesa do ex-prefeito, que já declarou sua intenção de recorrer da sentença. Diante da gravidade das acusações e das consequências decorrentes da condenação, o desdobramento desse caso promete continuar gerando debates acalorados no cenário político do Rio de Janeiro. Enquanto isso, a população aguarda ansiosamente por novos desdobramentos e por possíveis desfechos que possam trazer mais transparência e ética para a política local.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo