USP volta ao Top 200 das melhores universidades do mundo após 12 anos

A Universidade de São Paulo (USP) voltou a estar entre as 200 melhores universidades do mundo, após 12 anos, de acordo com a avaliação da renomada revista britânica Times Higher Education. O ranking internacional, divulgado recentemente, coloca a instituição paulista na 199ª posição, sendo a melhor universidade da América Latina.

O Brasil se destacou como a 9ª nação com o maior número de universidades entre as melhores avaliadas, totalizando 61 instituições. Além da USP, outras sete instituições de ensino brasileiras figuram entre as mil melhores do mundo, como a Unicamp, UFRJ, PUC-Rio, UFRGS, UFMG, Unesp e Unifesp.

A Universidade de Oxford, localizada no Reino Unido, mais uma vez ocupou o primeiro lugar do ranking, sendo considerada a mais bem avaliada do mundo pelo nono ano consecutivo. Em segundo lugar, está o renomado Massachusetts Institute of Technology (MIT), seguido pela Universidade de Harvard, ambas dos Estados Unidos.

O relatório do Times Higher Education destacou que as universidades brasileiras se destacam em três quesitos avaliados: ensino, ambiente de pesquisa e colaboração com a indústria. Mesmo em meio a um período desafiador durante o governo de Jair Bolsonaro, onde as universidades foram alvos de ataques e cortes de verbas, as instituições de ensino do Brasil conseguiram se manter e até mesmo avançar no ranking.

O processo de avaliação das universidades envolve cinco áreas principais: ensino, ambiente de pesquisa, qualidade da pesquisa, visão internacional e colaboração com a indústria. A USP se destacou principalmente pelo seu desempenho nessas áreas, contribuindo para a sua colocação entre as melhores do mundo.

Em resumo, a USP alcançar um lugar entre as 200 melhores universidades do mundo mostra o compromisso e qualidade do ensino superior no Brasil, mesmo diante de desafios, as instituições de ensino do país conseguem se destacar e competir internacionalmente.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo