Especialistas defendem redução da desigualdade e foco na educação infantil como metas prioritárias para próxima década durante audiência pública.

Na última segunda-feira (7), durante a audiência pública realizada na Comissão de Educação, especialistas em educação fizeram um apelo em prol da redução da desigualdade no ensino e da ampliação do foco na educação infantil como metas prioritárias para os próximos dez anos. O debate teve como tema central o projeto de lei que propõe a criação do novo Plano Nacional de Educação para o período de 2024 a 2034, conhecido como PL 2.614/2024.

Os especialistas presentes ressaltaram a importância de se investir na educação infantil como forma de garantir uma base sólida para o desenvolvimento educacional ao longo da vida. Segundo eles, o acesso à educação de qualidade desde os primeiros anos de vida é fundamental para mitigar as desigualdades sociais e preparar as crianças para os desafios do futuro.

Além disso, durante a audiência, foi discutida a necessidade de se promover uma educação mais inclusiva e equitativa, que contemple as diferentes realidades e necessidades dos estudantes brasileiros. Para isso, os especialistas destacaram a importância de se investir na formação de professores, na valorização da carreira docente e na oferta de recursos e infraestrutura adequados para as escolas.

O debate em torno do novo Plano Nacional de Educação para os próximos dez anos demonstrou a preocupação de diversos setores da sociedade em garantir uma educação de qualidade e acessível a todos os brasileiros. A redução da desigualdade educacional e o fortalecimento da educação infantil foram apontados como caminhos essenciais para a construção de um sistema educacional mais justo e inclusivo no país.

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