Eduardo Paes (PSD) é reeleito prefeito do Rio de Janeiro com ampla vantagem nas eleições municipais de 2020

O candidato Eduardo Paes, do PSD, saiu vitorioso na disputa pela prefeitura do Rio de Janeiro, com uma margem expressiva de 60,26% dos votos válidos. Em segundo lugar ficou Alexandre Ramagem, do PL, com 31,07% dos votos válidos. Até o momento da apuração, 93,66% das urnas já foram contabilizadas, consolidando a vitória de Paes.

Eduardo da Costa Paes, carioca, casado e com 54 anos, é formado em direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Esta eleição representou a quarta vez em que ele foi eleito para o cargo de prefeito do Rio de Janeiro, tornando-se a pessoa que mais tempo permaneceu na posição.

Sua trajetória política teve início em 1993, aos 23 anos, quando foi nomeado subprefeito da Zona Oeste I do Rio de Janeiro pelo então prefeito Cesar Maia. Em 1996, obteve seu primeiro cargo eletivo ao conquistar um assento na Câmara de Vereadores do Rio. A partir daí, sua carreira política decolou, sendo eleito deputado federal e posteriormente ocupando cargos como secretário de Meio Ambiente da prefeitura e secretário estadual de Turismo, Esporte e Lazer.

Ao se tornar prefeito em 2008, foi reeleito em 2012, para depois se destacar em eventos como a Rio+20, a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Após deixar a prefeitura, atuou como consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento e como presidente da BYD para a América Latina.

Em 2020, Paes foi eleito para seu terceiro mandato como prefeito, filiado ao Democratas na época, e agora conquistou seu quarto mandato com a coligação “É o Rio Seguindo em Frente”. Em sua declaração à Justiça Eleitoral, Paes informou possuir bens no valor de R$ 185.668,74.

Seu vice na chapa é Eduardo Cavaliere, também do PSD. Com uma trajetória política sólida e experiência na gestão da cidade, Eduardo Paes assume a prefeitura do Rio de Janeiro mais uma vez, superando seu antigo mentor político Cesar Maia em tempo de permanência no cargo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo